Tecnologias Digitais de Comunicação e Informação nas Escolas da Região Metropolitana da Baixada Santista

Autores

  • Elisabeth dos Santos Tavares
  • Michel da Costa
  • Mayra Alves Monteiro

DOI:

https://doi.org/10.14393/DP-v5n2-2018-51362

Palavras-chave:

Tecnologia Digital da Informação e Comunicação, Práticas Docentes no Ensino Fundamental, Formação inicial e continuada de Professores

Resumo

Neste artigo pondera-se sobre o ensino e a aprendizagem no Ensino Fundamental que têm sido foco de muitas investigações e preocupações quanto aos resultados têm apresentado defasagens e revelado lacunas no processo de formação inicial e continuada dos professores. Considerando que as Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação, com seus recursos pedagógicos privilegiados para o ensino nas diferentes disciplinas, e, também, de forma interdisciplinar, tornam-se constitutiva de aprendizagem e desenvolvimento de competências essenciais à formação do aluno e para tanto deve ser do domínio docente. Considerou-se o percurso da investigação por meio da pesquisa-ação, envolvendo coletas e análises de dados a partir das ações formativas e/ou observação de práticas pedagógicas dos profissionais participantes, onde tais práticas desvelaram riqueza de contextos, onde foram explorados temas transversais: educação nutricional e alimentar, educação étnico-racial, educação ambiental, direitos humanos entre outros relevantes para os alunos e a exploração de recursos tecnológicos diversos.

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Biografia do Autor

Elisabeth dos Santos Tavares

Professora Doutora em Educação pela PUC-SP, professora do Programa de Mestrado Profissional em Práticas Docentes no Ensino Fundamental e Coordenadora do Núcleo de Educação a Distância da Universidade Metropolitana de Santos.

Michel da Costa

Professor Doutor em Educação Matemática pela UNIAN-SP, professor nos cursos de Graduação em Pedagogia e Matemática da Universidade Metropolitana de Santos.

Mayra Alves Monteiro

Professora de Matemática da rede pública estadual paulista, mestranda do Programa de Mestrado Profissional em Práticas Docentes no Ensino Fundamental.

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Publicado

2019-10-31

Edição

Seção

Artigos