GESTOR ESCOLAR E GESTÃO PARTICIPATIVA

Autores

  • Marcia Guimarães de Freitas Universidade Federal de Uberlândia
  • Mariana Batista do Nascimento Silva UFU

DOI:

https://doi.org/10.14393/DP-v3n1-2016-49625

Palavras-chave:

Gestor escolar, concepções, participação

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo refletir sobre a gestão educacional, o papel do gestor para conferir um caráter ético ao processo educativo, através de pesquisa qualitativa tendo como referência os seguintes autores: Libâneo, Lück, Cury, Paro, Moran, Moreno, Ferreira e outros. No contexto educacional, a cada dia, é mais evidente, que cada indivíduo exerce papel fundamental na construção da identidade da escola e ela contribui para a formação de todos que participam do processo educativo. Como as políticas educacionais, sociais e econômicas influenciam a escola e, consequentemente a atuação do gestor, é fundamental que se discuta o papel desse gestor, o seu espaço de atuação e a relevância dessa atuação nas interações com os demais sujeitos da escola a fim de se alcançar os objetivos de ensino. Apreende-se, portanto, que para gerir a escola e a educação de hoje, é preciso compreender os significados abrangentes da gestão que vão além de organizar e dirigir espaços físicos da escola. É preciso ultrapassar as formas meramente racionais, técnicas e mecânicas para possibilitar ao educando tornar-se mais humano, ao ter acesso aos conteúdos de ensino. e de suas escolas. É preciso entender que a gestão se dá no processo de ensino-aprendizagem, na aquisição do conhecimento, nas relações interpessoais e pedagógicas que se manifestam no interior da escola e na sala de aula e que a capacidade de liderança desse gestor influencia, em boa parte, a qualidade, funcionamento e eficácia da escola.

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Biografia do Autor

Marcia Guimarães de Freitas, Universidade Federal de Uberlândia

Mestre em Educação

Referências

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Publicado

2019-07-16

Edição

Seção

Artigos