GESTOR ESCOLAR E GESTÃO PARTICIPATIVA

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Marcia Guimarães de Freitas
Mariana Batista do Nascimento Silva

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo refletir sobre a gestão educacional, o papel do gestor para conferir um caráter ético ao processo educativo, através de pesquisa qualitativa tendo como referência os seguintes autores: Libâneo, Lück, Cury, Paro, Moran, Moreno, Ferreira e outros. No contexto educacional, a cada dia, é mais evidente, que cada indivíduo exerce papel fundamental na construção da identidade da escola e ela contribui para a formação de todos que participam do processo educativo. Como as políticas educacionais, sociais e econômicas influenciam a escola e, consequentemente a atuação do gestor, é fundamental que se discuta o papel desse gestor, o seu espaço de atuação e a relevância dessa atuação nas interações com os demais sujeitos da escola a fim de se alcançar os objetivos de ensino. Apreende-se, portanto, que para gerir a escola e a educação de hoje, é preciso compreender os significados abrangentes da gestão que vão além de organizar e dirigir espaços físicos da escola. É preciso ultrapassar as formas meramente racionais, técnicas e mecânicas para possibilitar ao educando tornar-se mais humano, ao ter acesso aos conteúdos de ensino. e de suas escolas. É preciso entender que a gestão se dá no processo de ensino-aprendizagem, na aquisição do conhecimento, nas relações interpessoais e pedagógicas que se manifestam no interior da escola e na sala de aula e que a capacidade de liderança desse gestor influencia, em boa parte, a qualidade, funcionamento e eficácia da escola.

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Seção

Artigos

Biografia do Autor

Marcia Guimarães de Freitas, Universidade Federal de Uberlândia

Mestre em Educação

Como Citar

FREITAS, Marcia Guimarães de; BATISTA DO NASCIMENTO SILVA, Mariana. GESTOR ESCOLAR E GESTÃO PARTICIPATIVA. DiversaPrática, Uberlândia, v. 3, n. 1, p. 165–180, 2019. DOI: 10.14393/DP-v3n1-2016-49625. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/diversapratica/article/view/49625. Acesso em: 6 dez. 2025.

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