FORMAÇÃO CONTINUADA
REFLEXOS DA PRÁTICA PEDAGÓGICA DOCENTE NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM
DOI:
https://doi.org/10.14393/DP-v6n2-2019-58989Palavras-chave:
Formação Continuada, PNAIC, Prática PedagógicaResumo
Esse artigo é resultado de uma pesquisa que procurou conhecer as metodologias e estratégias propostas pelo Programa Nacional de Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) aos professores alfabetizadores. Buscou-se ainda discorrer sobre a importância da Formação Continuada, bem como, descrever o desafio colocado pelo Pacto, que trata da garantia do direito à alfabetização plena a todas as crianças até os oito anos de idade e sua implicação para o processo de alfabetização e letramento. Para desenvolver o estudo utilizaram-se da pesquisa bibliográfica e documental, com análises de “fichas de monitoramento das ações do Pacto”, portfólios, planejamentos e outros documentos das escolas públicas municipais de uma cidade do interior de Minas Gerais. Os resultados obtidos mostram que as metodologias e estratégias promoveram uma aprendizagem significativa e tem sido de suma importância para o desenvolvimento da criança dentro da perspectiva do letramento. Sendo possível inferir ainda, que o programa PNAIC foi de grande relevância, pois a partir da ação de reflexão sobre as práticas pedagógicas, a elaboração de novas estratégias de ensino no ciclo de alfabetização foi facilitada. Contudo, se faz necessário constituir a base conceitual e as habilidades pedagógicas dos professores de forma contínua, aperfeiçoada e ampliada.
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