FORMAÇÃO CONTINUADA

REFLEXOS DA PRÁTICA PEDAGÓGICA DOCENTE NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM

Autores

  • Maria Aparecida Dias Firmino Universidade Federal de Uberlândia
  • Thaís Coutinho de Souza Silva Universidade Federal de Uberlândia

DOI:

https://doi.org/10.14393/DP-v6n2-2019-58989

Palavras-chave:

Formação Continuada, PNAIC, Prática Pedagógica

Resumo

Esse artigo é resultado de uma pesquisa que procurou conhecer as metodologias e estratégias propostas pelo Programa Nacional de Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) aos professores alfabetizadores. Buscou-se ainda discorrer sobre a importância da Formação Continuada, bem como, descrever o desafio colocado pelo Pacto, que trata da garantia do direito à alfabetização plena a todas as crianças até os oito anos de idade e sua implicação para o processo de alfabetização e letramento. Para desenvolver o estudo utilizaram-se da pesquisa bibliográfica e documental, com análises de “fichas de monitoramento das ações do Pacto”, portfólios, planejamentos e outros documentos das escolas públicas municipais de uma cidade do interior de Minas Gerais. Os resultados obtidos mostram que as metodologias e estratégias promoveram uma aprendizagem significativa e tem sido de suma importância para o desenvolvimento da criança dentro da perspectiva do letramento. Sendo possível inferir ainda, que o programa PNAIC foi de grande relevância, pois a partir da ação de reflexão sobre as práticas pedagógicas, a elaboração de novas estratégias de ensino no ciclo de alfabetização foi facilitada. Contudo, se faz necessário constituir a base conceitual e as habilidades pedagógicas dos professores de forma contínua, aperfeiçoada e ampliada.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BRASIL. Ministério da Educação. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Brasília: MEC, 1996.

_______. Ministério da Educação. Pacto pela Alfabetização na Idade Certa. Brasília, 2012. Disponível em: <http://pacto.mec.gov.br>. Acesso em: 05 jan. 2016.

BRZEZINSKI, I. Políticas contemporâneas de formação de professores para os anos iniciais do ensino fundamental. Educação & Sociedade, Campinas, v. 29, n. 105, p. 1139-1166, 2008.

CANDAU, V. M. Magistério: construção cotidiana, In CANDAU, V. M. (Org). Petrópolis, RJ: vozes, 1997.

CASTANHEIRA, M. L.; DIXON, C. N.; GREEN, J. L. Práticas de letramento em sala de aula: uma análise de ações letradas como construção social. Revista Portuguesa de Educação, 2007, p. 7-38.

FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 21 ed. São Paulo: Paz e Terra, 2002.

FREITAS, A. S. Os desafios da formação de professores no século XXI: competências e solidariedade, In FERREIRA, A. T. B. (Org). Formação continuada de professores. Belo Horizonte: Autêntica, 2007.

FREITAS, A. S. A questão da experiência na formação profissional dos professores, In FERREIRA, A. T. B. (Org). Formação continuada de professores. Belo Horizonte: Autêntica, 2007.

LIBÂNEO, J. C. Organização e Gestão da Escola – Teoria e Prática. Goiânia: Alternativa, 2004.


MACEDO, M. do S. A. N. Interações nas práticas de letramento: O uso do livro didático e da metodologia de projetos. São Paulo: Martins Fontes, 2005.

MONTENEGRO, S. As políticas públicas de formação de professores no Brasil e suas repercussões na prática pedagógica docente. Congresso Internacional de Educação. Barcelona: 2011.


MORAIS, A. G; Albuquerque, E. B. C. Alfabetização e letramento: O que são? Como se relacionam? Como “alfabetizar letrando?” In: Albuquerque, E.; Leal, Telma. Alfabetização de jovens e adultos letrados: outro olhar sobre a educação de jovens e adultos. Belo Horizonte: Autêntica, 2004. p. 59-76.


NÓVOA, A. Os professores e a sua formação. Lisboa. Publicações Dom Quixote, 1992.

PAIVA, E. V. de. A formação do professor crítico-reflexivo. In PAIVA, E. V. de (Org). Pesquisando a formação de professores. Rio de Janeiro: DP&A, 2003.

PIMENTA, S. G. Trabalho e formação de professores: saberes e identidade. IN: Educação: novos caminhos em um novo milênio. Valfredo de Souza Ferreira (org). João Pessoa: autor associado, 2001.

SILVA, A. da F. G. O desafio do desenvolvimento profissional docente: análise da formação continuada de um grupo de professores das sérias iniciais do ensino fundamental, tendo como objeto de discussão o processo de ensino e aprendizagem das frações, 2007. Acesso em 19 nov. 2015.


SILVA, R. D. da. Saberes da experiência, formação de professores e profissão docente: Implicação e desafios para a prática pedagógica, In FERREIRA, A. T. B. (Org). Formação continuada de professores: Reflexões sobre a prática. Belo Horizonte: Autêntica, 2010.

SOARES, M. B. Letramento e alfabetização: um contraponto a muitas facetas. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, nº 25, p. 5 – 17, jan. /abr. 2004.

Downloads

Publicado

2021-01-23

Edição

Seção

Artigos