PRÁTICAS PEDAGÓGICAS
repensando a atuação do professor em sala de aula
DOI:
https://doi.org/10.14393/DP-v6n1-2019-58981Palavras-chave:
Metodologia, Aprendizagem significativa, FFormação de ProfessoresResumo
O ensino baseado apenas em transmissão de conhecimentos limita, em grande medida, avanços no processo de aprendizagem, significando que a organização do trabalho docente está relacionada ao sucesso da aquisição de conhecimentos pelo aluno. Assim sendo, o presente artigo objetiva identificar e analisar os saberes necessários para o desenvolvimento do trabalho docente. O estudo de natureza bibliográfica foi baseado nos estudos de Fischer (2005, 2009, 2010), Morin (2000), Veiga (2005, 2010), Machado (2006), Libâneo (1991, 1994), Perrenoud (2000) e Kenski (1995). Os resultados apresentados indicam ser necessário uma reflexão sobre a didática, o planejamento das aulas e a construção de currículos para se obter êxito no processo ensino-aprendizagem. Este estudo permitiu concluir que é de suma importância o professor repensar suas ações pedagógicas na sala de aula, a partir de uma preparação profissional para seu trabalho docente.
Downloads
Referências
KENSKI, Vani Moreira. Avaliação da aprendizagem. In: VEIGA, Ilma Passos de Alencastro (Org.). Repensando a Didática. 10. ed. Campinas: Papirus, 1995.
LIBÂNEO, José Carlos. Didática. São Paulo: Cortez, 1991.
LIBÂNEO. José Carlos. Didática. 1994. Disponível em <http://www.iesp-rn.com.br/ftpiesp/DisciplinasPROISEP/M%F3dulo%203/2DID%C1TICA_DO_ENSINO/Texto%204.pdf>. Acesso em: 1.nov.2015.
MACHADO. João Luís de Almeida. Autoridade e Autoritarismo na sala de aula: repensando a relação professor-aluno. 2006. Disponível em <http://www.planetaeducacao.com.br/portal/artigo.asp?artigo=526>. Acesso em: 18.jan.2016.
MORIN. Edgar. Os sete saberes necessários à educação do futuro. Brasília, DF: UNESCO, 2000.
PERRENOUD. Philippe. Pedagogia Diferenciada: das intenções à ação. Porto Alegre, Artmed Editora, 2000.
VEIGA. ILMA PASSOS ALENCASTRO. A escola mudou. Que mude a formação de professores! 2010. Disponível em: <http://www.periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/viewFile/3039/2637>. Acesso em: 19.ago.2015.
VEIGA. ILMA PASSOS ALENCASTRO. A prática pedagógica do professor de Didática. 2005. Disponível em: <http://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/viewFile/3039/2637>. Acesso em: 19.ago.2015.
VILLANI, A.; PACCA, J.L.A. Construtivismo, conhecimento científico e habilidade didática no ensino de Ciências. Revista da Faculdade de Educação, São Paulo, vol.23, n.12, p.7, Dez, 1997. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-25551997000100011>. Acesso em: 16.jan.2016.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution Licenseque permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Copyright Statement
a. Authors retain copyright and grant the journal right of first publication with the work simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution License allowing the sharing of work and recognition of the work of authorship and initial publication in this journal.