A IMPORTÂNCIA DA FAMÍLIA NO CONTEXTO ESCOLAR PARA O DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA

Autores

  • Luciana Cássia de Freitas Universidade Federal de Uberlândia
  • Rosane Oliveira Santos Universidade Federal de Uberlândia

DOI:

https://doi.org/10.14393/DP-v4n2-2017-49845

Palavras-chave:

Família, Escola, Aprendizagem e criança.

Resumo

O presente artigo objetivou refletir e descrever a participação da família na vida escolar da criança. As pesquisas bibliográficas foram desenvolvidas por intermédio de estudiosos e leis que defendem e fortalecem a participação da família e da comunidade no espaço escolar, a fim de alcançar subsídios teóricos. Isso permitirá, na prática, as observações acerca do centro de referência da parceria entre escola e família no contexto escolar, de forma conscientizada, em que tais agentes são ativos na intensificação da aprendizagem e no desenvolvimento das habilidades cognitivas da criança. O tema prática pedagógica nos possibilitou verificar, conforme as teorias pesquisadas, que a junção família e escola possui características peculiares como a formação de valores, pois ambas as instituições adquirem o papel de educar o sujeito, diante de princípios morais. As conclusões básicas mostram que a escola pode estimular a participação da família na construção do desenvolvimento da criança, promovendo e fortalecendo a cooperação e a interação entre família e escola. Foi possível constatar que, a partir da experiência de trabalho da pesquisadora, a escola cria um ambiente de autonomia e de confiança nas ações efetivas de melhoria da prática pedagógica, ao se aproximar da família. Esses fatores são primordiais para a aprendizagem da criança e a formação cultural de valores éticos e morais relacionados à vida em sociedade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luciana Cássia de Freitas, Universidade Federal de Uberlândia

Especialista em Coordenação Pedagógica pela Universidade Federal de Uberlândia – (UFU).

Rosane Oliveira Santos, Universidade Federal de Uberlândia

Secretária da Faculdade de Educação (FACED) da Universidade Federal de Uberlândia (UFU).

Referências

BRASIL. Estatuto da Criança e do Adolescente: Lei nº 8.069, de 13-7-1990. 11ª ed. São Paulo: Atlas, 2002. Disponível em: <http://www.crianca.mppr.mp.br/arquivos/ File/publi/camara/estatuto_crianca_adolescente_9ed.pdf>. Acesso em 03 jan. 2016.


BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional: Lei nº 9.394 de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Disponível em: <http: //www.planalto.gov.br/CCIVIL 03/leis/L9394.htm>Acesso em: 16 fev. 2016.


BRASIL. Plano Nacional de Educação: Lei nº 10.172 de janeiro de 2001. Aprova o Plano Nacional de Educação e dá outras providências. Disponível em:
<http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/leis_2001/l10172.htm>. Acesso em 03 jan. 2016.


DESSEN, M. A.; POLONIA, A. C. A família e a escola como contextos de desenvolvimento humano. In: Paideia, 2007. Disponível em:<www.scielo.br/paideia>. Acesso em 10 nov. 2015.


FERREIRA, A. B. de H. Dicionário da Língua Portuguesa. 5ª Ed. Ed. Positivo: Brasil, 1975. Disponível em: <www.dicionariodoaurelio.com>. Acesso em 10 jan 2016.


FERREIRA, W. B. Educar na diversidade: práticas educacionais inclusivas na sala de aula regular. In: Ensaios Pedagógicos - Educação Inclusiva: direito à diversidade. Brasília: SEESP/MEC, 2006.


FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: Saberes necessários a prática educativa 11 ed. Rio de Janeiro; Paz e terra, 1999.


. Política e Educação. São Paulo: Cortez, 5ª ed. 2001.


GADOTTI, M. et al. Paulo Freire: uma bibliografia. São Paulo: Cortez: Instituto Paulo Freire; Brasília, DF; UNESCO, 1996


LIBÂNEO, J. C. Adeus professor, adeus professora? Novas exigências educacionais e profissão docente / José Carlos Libâneo, 4ª Ed. – São Paulo: Cortez, 2000- (Coleção Questões da Nossa Época: v. 67).


MAIMONI, E. H; MIRANDA, A. A. B. Uma proposta de avaliação do envolvimento dos pais na vida escolar do filho. Anais do IV Congresso e IV Mostra de Ciências Humanas e Artes (CD-ROM), Viçosa (MG), 1999.


NAVES, M. L. P. Metodologia do Trabalho Científico – Sala Ambiente Metodologia do Trabalho Científico – Apostila do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Coordenação Pedagógica. Escola de Gestores da Educação Básica. UFU, s/data.


PELLEGRINI, T. A imagem e a letra: aspectos da ficção brasileira contemporânea. SP: Mercado de Letras; Fapesp, 1999


REGO, T. C. Memórias de escola: Cultura escolar constituição de singularidades. Petrópolis, RJ: Vozes, 2003.


SAVIANI, D. Educação: do senso comum à consciência filosófica. 13. ed. Campinas, São Paulo: Autores Associados, 2000.


SCHMIDT, M. J. Também os pais vão a escola. Brasília: Borsoi: 1967


STRICK, C.; SMITH, L. Dificuldades de aprendizagem de A a Z – Um guia completo para pais e educadores. Porto Alegre: ARTMED, 2001.


SZYMANSKI, H. A relação escola/família: desafios e perspectivas. Brasília, DF, Plano Editora, 2003.


VARANI, A.; SILVA, D. C. A relação família-escola: implicações no desempenho escolar dos alunos dos anos iniciais do ensino fundamental. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, v.91, n.229, p. 511-527, set/dez 2010. Disponível em:
<http://rbep.inep.gov.br/index.php/RBEP/article/viewFile/1643/1364>. Acesso em: 5 out. 2015.

Downloads

Publicado

2019-08-01

Edição

Seção

Artigos