Família e escola nas dinâmicas relacionais da Pessoa com Altas Habilidades/Superdotação (PAH/SD).

Conteúdo do artigo principal

Everson Araujo Nauroski
Paula Mitsuyo Yamasaki Sakaguti

Resumo

O objetivo desse estudo é apresentar uma reflexão sobre a pessoa com altas habilidades/superdotação (PAH/SD) e alguns aspectos que envolvem esses indivíduos no ambiente familiar e escolar. Ao longo do texto será analisado algumas das dificuldades mais comuns que se apresentam nas famílias e nas escolas, com destaque para a persistência dos mitos sociais em torno do fenômeno da superdotação e dos obstáculos que esses mitos representam para a realização de práticas efetivas de inclusão no ambiente escolar.

Downloads

Download data is not yet available.

Detalhes do artigo

Seção

Artigos

Biografia do Autor

Everson Araujo Nauroski

Graduação em filosofia, sociologia e pedagogia. Doutorado e pós-doutorado em sociologia pela Universidade Federal do Paraná. Docente, pesquisador e coordenador do curso de Sociologia do centro Universitário Internacional Uninter.

Paula Mitsuyo Yamasaki Sakaguti

Graduação em pedagogia, especialização em educação especial, mestrado e doutorado em educação pela Universidade Federal do Paraná. Atualmente é docente e coordenadora do curso de Licenciatura em Educação Especial do Centro Universitario Internacional Uninter.

Como Citar

ARAUJO NAUROSKI, Everson; MITSUYO YAMASAKI SAKAGUTI, Paula. Família e escola nas dinâmicas relacionais da Pessoa com Altas Habilidades/Superdotação (PAH/SD). DiversaPrática, Uberlândia, v. 5, n. 2, p. 267–287, 2019. DOI: 10.14393/DP-v5n2-2018-51359. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/diversapratica/article/view/51359. Acesso em: 5 dez. 2025.

Referências

ALENCAR, E. M. L. S.; FLEITH, D. S, Superdotados: determinantes, educação e ajustamento. 2.ed. São Paulo: EPU, 2001.
ALONSO, J.A. Adaptación escolar y social. In: Revista IDEAcción, n. 25, 2006, Valladolid, Espanha, p. 184-198.
FERNÁNDEZ, A. A mulher escondida na professora: uma leitura psicopedagógica do ser mulher, da corpoeidade e da aprendizagem. Porto Alegre: Artmed, 1994
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Especial. Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva. Brasília: MEC/SEESP, 2008. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/arquivos/pdf/politicaeducespecial.pdf Acesso em: 30/09/09.
GERMANI, L.M.B.; STOBÄUS, C.D. A intervenção centrada na família e na escola: prática de atendimento à criança com Altas Habilidades/Superdotação. In: FREITAS, S. N. (Org.) Educação e Altas Habilidades/Superdotação: a ousadia de rever conceitos e práticas. Santa Maria: Ed. da UFSM, 2006, p. 127-150.
GOMES, M. C.; MACHADO, D. Programa Porta Aberta: enquadramento na realidade portuguesa. Revista IDEAcción, n. 25, 2006, Valladolid, Espanha, p. 208-214.

GUENTHER, Z. C. Capacidade e Talento – Um programa para a Escola. São Paulo: EPU, 2006.
NOVAES, M. H. Paradoxos contemporâneos. Rio de Janeiro: E-papers, 2008.
PÉREZ, S. G. P. B. Ser ou não ser, eis a questão: o processo de construção da identidade na pessoa com altas habilidades/superdotação adulta. 230 p.: il. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, PUCRS, Porto Alegre, 2008ª
RECH, A.J.D.; FREITAS, S.N. Uma revisão bibliográfica sobre os mitos que envolvem as pessoas com altas habilidades. In: FREITAS, S.N. (Org.) Educação e 122 Altas Habilidades/Superdotação: a ousadia de rever conceitos e práticas. Santa Maria: Ed. da UFSM, 2006.
RENZULLI, J. S. O que é esta coisa chamada superdotação, e como a desenvolvemos? Uma retrospectiva de vinte e cinco anos. Trad. Susana Graciela Pérez Barrera Pérez. Revista Educação, Porto Alegre-RS, n. 1 (52), p.76-131, jan./abr., ano XXVII, 2004.
SOLOW, R. Parents´ conceptions of giftedness. Gifted Child Today. v. 24, p. 14-22, 2001.
VIEIRA, N. J. W. “Viagem a Mojave-Óki!” Uma alternativa na identificação das altas habilidades/superdotação na educação infantil. 2005. 228p. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2005.
WINNICOTT, D. W., A família e o desenvolvimento individual. São Paulo: Martins Fontes. 2005.