A Universidade no centro das relações capitalistas

Autores

  • Luiz Alberto Neves Filho

DOI:

https://doi.org/10.14393/DP-v5n2-2018-51358

Palavras-chave:

Universidade, Capitalismo

Resumo

Como o Ensino Superior possui uma grande importância na sociedade atual, torna-se relevante uma avaliação dos impactos gerados nele (Ensino Superior) pelo processo de desenvolvimento da sociedade capitalista industrial. Assim, este trabalho buscou apresentar elementos teóricos que possibilitem a compreensão do processo de “redução” do Ensino Superior, na sociedade atual, à uma lógica de “produção de diplomação em massa” (em detrimento da valorização de um processo de formação humanística e crítica).  Compreender o Ensino Superior na atualidade, a partir da compreensão do seu processo de constituição e da sua consolidação na história é aspecto importante deste trabalho. As contribuições teóricas de importantes pensadores, como Karl Marx, Max Weber, Theodor Adorno, Herbert Marcuse, Walter Benjamin, Sigmund Freud, Paul Baran e Paul Sweezy, foram fundamentais para a compreensão do processo que levou a transformação da Universidade em meras Instituições de Ensino Superior.  

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luiz Alberto Neves Filho

Doutorando em Educação: História, Política, Sociedade pela PUC/SP. Mestre em Educação: História, Política, Sociedade pela PUC/SP.

Referências

ADORNO, Theodor. Capitalismo tardio ou sociedade industrial. In: COHN, Gabriel (Org.) Theodor W. Adorno. São Paulo: Ática, 1986.

________. Educação e emancipação. São Paulo: Paz e Terra, 1995.

_________. Dialética Negativa; tradução Marco Antonio Casanova;
revisão técnica Eduardo Soares Neves Silva – Rio de Janeiro: Zahar, 2009

BARAN, Paul A. & SWEEZY, Paul M. Capitalismo Monopolista: ensaio sobre a ordem econômica e social americana. Rio de Janeiro. Zahar editores, 1978.

BENJAMIN, Walter. Charles Baudelaire: um lírico no auge do
capitalismo. São Paulo: Brasiliense. (Obras escolhidas, vol. III), 1989.

FERNANDES, Florestan. 1989. Conjunto de artigos e crônicas sobre educação.
In:________. O desafio educacional. São Paulo: Cortez/Autores Associados, p.
7-81.
FOUCAULT, Michel. Microfísica do Poder. Rio de Janeiro: Graal, 1990.
FREUD, Sigmund. El malestar em la cultura y otros ensaios. Madrid:
Alianza Editorial, 1973.
HORKHEIMER, Max; ADORNO, Theodor W.. 1985. Dialética do
esclarecimento. Rio de Janeiro: Jorge Zahar.

KRAWCZYK, Nora, CAMPOS, Maria Malta e HADDAD, Sérgio (orgs.) 2000. O
cenário educacional latino-americano no limiar do século XXI. Reformas em
Debate. Campinas, SP: Autores Associados.

LESSARD, C. A universidade e a formação profissional dos docentes: novos questionamentos. Educ. Soc., Campinas, vol. 27, n. 94, p. 201-227, jan./abr. 2006.

MARCUSE, Herbert. Tecnologia, guerra e fascismo. São Paulo: Editora UNESP, 1999.

__________. 1973. A Ideologia da Sociedade Industrial. Rio de Janeiro: Zahar.

MARX, Karl. O capital, volume 1: Crítica da economia política: Livro primeiro: O processo de produção do capital. Tradução de Reginaldo Sant'Anna. 3. ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1975.

WAIZBORT, Leopoldo. 2015. Formação, especialização, diplomação: da universidade à instituição de ensino superior. Tempo Social, Brasil, v. 27, n. 2, p. 45-74, dec. 2015. ISSN 1809-4554. Disponível em:
<http://www.revistas.usp.br/ts/article/view/108176>. Acesso em: 16 Julho de 2018.

WEBER, Max. Ciência como Vocação. Essencial Sociologia / organização e introdução de André Botelho. 1 ed. São Paulo: Penguin Classics - Companhia das Letras, 2013.

Downloads

Publicado

2019-10-31

Edição

Seção

Artigos