AVALIAÇÃO: NOTAS E MÉTODOS DE AVALIAÇÃO NAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Conteúdo do artigo principal

Damiana Correia
Douglas Carvalho

Resumo

Este trabalho visa descrever como é a avaliação escolar nas séries inicias do ensino fundamental, observando os métodos e práticas que possibilitam avaliar o estudante de forma satisfatória, sem desmotivá-lo. Além disso, refletir sobre as formas de avaliar para posteriormente distribuir as notas ou conceitos. Neste aspecto, entender a importância das notas e como ela se deve dar para que faça sentido no processo ensino-aprendizagem. Refletir sobre a avaliação de modo geral, entender as diversas formas de avaliar dos professores é buscar qual a melhor forma de avaliação olhando para a realidade do aluno e rever o processo de aprendizagem como algo que se deve estar articulado com toda a escola. O professor é um formador que deve entender a avaliação, refletir sobre suas práticas para moldá-las de acordo com as necessidades da sala de aula, buscando uma aprendizagem significativa e contínua, que priorize o desenvolvimento do estudante em todos os aspectos.

Downloads

Download data is not yet available.

Detalhes do artigo

Seção

Artigos

Biografia do Autor

Damiana Correia, Universidade Federal de Uberlândia

Especialisata em Coordenação Pedagógica pela UFU

Como Citar

CORREIA MARTINS, Damiana; CARVALHO DE MENEZES, Douglas. AVALIAÇÃO: : NOTAS E MÉTODOS DE AVALIAÇÃO NAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL. DiversaPrática, Uberlândia, v. 4, n. 1, p. 18, 2019. DOI: 10.14393/DP-v4n1-2017-48715. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/diversapratica/article/view/48715. Acesso em: 14 dez. 2025.