AVALIAÇÃO: NOTAS E MÉTODOS DE AVALIAÇÃO NAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Contenido principal del artículo

Damiana Correia Martins
Douglas Carvalho de Menezes

Resumen

Este trabalho visa descrever como é a avaliação escolar nas séries inicias do ensino fundamental, observando os métodos e práticas que possibilitam avaliar o estudante de forma satisfatória, sem desmotivá-lo. Além disso, refletir sobre as formas de avaliar para posteriormente distribuir as notas ou conceitos. Neste aspecto, entender a importância das notas e como ela se deve dar para que faça sentido no processo ensino-aprendizagem. Refletir sobre a avaliação de modo geral, entender as diversas formas de avaliar dos professores é buscar qual a melhor forma de avaliação olhando para a realidade do aluno e rever o processo de aprendizagem como algo que se deve estar articulado com toda a escola. O professor é um formador que deve entender a avaliação, refletir sobre suas práticas para moldá-las de acordo com as necessidades da sala de aula, buscando uma aprendizagem significativa e contínua, que priorize o desenvolvimento do estudante em todos os aspectos.

Downloads

Download data is not yet available.

Detalles del artículo

Sección

Artigos

Biografía del autor/a

Damiana Correia Martins, Universidade Federal de Uberlândia

Especialisata em Coordenação Pedagógica pela UFU

Cómo citar

CORREIA MARTINS, Damiana; CARVALHO DE MENEZES, Douglas. AVALIAÇÃO: : NOTAS E MÉTODOS DE AVALIAÇÃO NAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL. DiversaPrática, Uberlândia, v. 4, n. 1, p. 18, 2019. DOI: 10.14393/DP-v4n1-2017-48715. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/diversapratica/article/view/48715. Acesso em: 14 dec. 2025.