Refletindo sobre a leitura e a escrita a partir de atividades experimentais em um curso de graduação em Química

Main Article Content

José Gonçalves Teixeira Júnior
Daiane Heliodoro Silva
Rísia Oliveira da Silva

Abstract

As atividades experimentais realizadas nas aulas de Química podem contribuir para a construção do conhecimento químico, mas dependem essencialmente do processo no qual significados e linguagens vão sendo apropriados pelos estudantes na construção deste conhecimento. Neste trabalho são analisados fatores que influenciam na leitura de roteiros e na elaboração de relatórios experimentais por alunos matriculados em disciplinas do primeiro período de um curso de graduação em Química de uma universidade pública. Os resultados apontam para a necessidade de se repensar estas práticas uma vez que este é o primeiro momento em que para a maioria dos alunos tem aulas experimentais

Downloads

Download data is not yet available.

Article Details

Section

Artigos

Author Biographies

José Gonçalves Teixeira Júnior, Faculdade de Ciências Integradas do Pontal/Universidade Federal de Uberlândia

Possui mestrado em Química, área de concentração: Ensino de Químca (2007) e graduação em Licenciatura em Química pela Universidade Federal de Uberlândia (2003). Atualmente é professor de disciplinas relacionadas ao Ensino de Química, na Universidade Federal de Uberlândia, FACIP - Campus do Pontal. Tem experiência na área de Química, com ênfase em Educação em Química, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino de química, experimentação e formação inicial

Daiane Heliodoro Silva, Universidade Federal de Uberlândia

em Química, Faculdade de Ciências Integradas do Pontal, Universidade Federal de Uberlândia

Rísia Oliveira da Silva, Universidade Federal de Uberlândia

Graduação em Química, Faculdade de Ciências Integradas do Pontal, Universidade Federal de Uberlândia

How to Cite

TEIXEIRA JÚNIOR, José Gonçalves; SILVA, Daiane Heliodoro; DA SILVA, Rísia Oliveira. Refletindo sobre a leitura e a escrita a partir de atividades experimentais em um curso de graduação em Química. DiversaPrática, Uberlândia, v. 1, n. 1, 2012. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/diversapratica/article/view/18312. Acesso em: 5 dec. 2025.