Territórios e tessituras de encontros, pesquisas e escutas em Educação Popular e Agroecologia
diálogos com Carlos Rodrigues Brandão
DOI:
https://doi.org/10.14393/RCT195371140Palavras-chave:
Pesquisa Participante, extensão, Educação Popular, AgroecologiaResumo
Esse estudo é um convite a refletir sobre os ensinamentos de Carlos Rodrigues Brandão. Nesse sentido, propomo-nos a apresentar reflexões sobre a práxis da Pesquisa Participante a partir da Educação Popular e da Agroecologia sob a luz dos diálogos com Carlos Rodrigues Brandão. Considerando que a Educação Popular e a Agroecologia manifestam-se enquanto alicerces do que vamos chamar de projeto de sociedade, construímos um ensaio dissertativo a partir de bases teórica, prática e epistemológica, fundamentado em um arcabouço de obras do educador Brandão (1985, 1986, 1995, 2002, 2007) e outros estudiosos. Pautamo-nos também nas experiências realizadas no Território Agroecológico da Borborema, na Paraíba. Tais experiências – de ensino, pesquisa e extensão – são compreendidas enquanto instrumentos de resistência de classe, pautadas na participação popular. Apontamos aqui um viés que rompe a lógica para e passa a construir com, a partir de olhares oriundos de distintos espaços de construção do conhecimento agroecológico e do diálogo de saberes, estes, que se materializam nos territórios e andarilhagens do educador popular Carlos Rodrigues Brandão, em sua vida e obra.
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