O Coletivo Margarida Alves e a Associação dos Pequenos Produtores Rurais do Assentamento Olga Benário (ASPROAB) em Ipameri (GO):

as disputas de poder em torno do trabalho e da produção do território

Autores

  • Rafael de Melo Monteiro Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - Campus de Presidente Prudente
  • Luciney Aparecido Teodoro Borges Universidade Federal de Catalão (UFCAT).

DOI:

https://doi.org/10.14393/RCT164106

Resumo

O objetivo desse artigo é compreender, pela análise do Coletivo Margarida Alves e da ASPROAB, as disputas de poder em torno do trabalho e da produção do território no Assentamento Olga Benário, em Ipameri (GO). O aporte teórico-conceitual parte das discussões sobre território e relações de poder, com base em autores como Foucault, Raffestin e Saquet, além dos que tratam do campesinato e dos assentamentos rurais, a exemplo de Woortmann, Turatti, Pessoa e Ferrante, entre outros. Na pesquisa de campo, foram realizadas 55 entrevistas semiestruturadas, entre janeiro e maio de 2015. Em 2019, foram feitas, também, 20 entrevistas com membros da ASPROAB. O trabalho se tornou eixo central das relações de poder e da produção do território no Assentamento Olga Benário, investido em diferentes projetos políticos: de um lado, a recusa do assentamento coletivo, pela maioria das famílias, e a adesão ao modelo associativo, que conserva a posse da terra e a organização familiar do trabalho, com a preocupação de assegurar a estabilidade de vida na terra; por outro lado, o Coletivo Margarida Alves, a despeito do seu desfazimento, também imprimiu sua importância na dinâmica histórica do assentamento, por sua proposta alternativa de trabalho e terra coletivos, sintonizada com a perspectiva de transformação social do MST.

Palavras-chave: Território. Relações de poder. Assentamento Olga Benário. Ipameri. Goiás.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luciney Aparecido Teodoro Borges, Universidade Federal de Catalão (UFCAT).

Mestrando do Programa de Pós Graduação em Geografia da Universidade Federal de Catalão (UFCAT), na área de Geografia e Ordenamento do Território. Graduado em Licenciatura em Geografia pela Universidade Estadual de Goiás (UEG).

Downloads

Publicado

06-08-2021

Como Citar

MONTEIRO, R. de M.; APARECIDO TEODORO BORGES, L. . O Coletivo Margarida Alves e a Associação dos Pequenos Produtores Rurais do Assentamento Olga Benário (ASPROAB) em Ipameri (GO): : as disputas de poder em torno do trabalho e da produção do território. Revista Campo-Território, Uberlândia, v. 16, n. 41 Ago., p. 123–140, 2021. DOI: 10.14393/RCT164106. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/campoterritorio/article/view/59729. Acesso em: 15 jan. 2025.

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)