A construção da barragem de Lajeado no rio Tocantins e o Programa de Compensação Ambiental Xerente

a precarização do território indígena Akwẽ-Xerente

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/RCT164018

Resumo

O objetivo desse texto é discutir os impactos da Usina Hidrelétrica de Lajeado sobre o povo Akwẽ-Xerente e como o Programa de Compensação Ambiental Xerente (Procambix) aprofundou ainda mais os problemas trazidos pela referida usina. A barragem de Lajeado entrou em funcionamento no ano de 2002, trazendo inúmeros efeitos negativos aos Akwẽ-Xerente, principalmente no que se refere à alimentação, pois a alteração do fluxo do rio se refletiu negativamente na qualidade e quantidade de roças de várzeas e, também, na quantidade de peixes e outros alimentos disponíveis. Por estar à jusante da barragem, esse povo não foi, a priori, considerado atingido, ficando, dessa maneira, às margens do processo de negociação com a empresa construtora. Mas, a partir de muita luta e com o auxílio do Ministério Público Federal, os Akwẽ foram reconhecidos como atingidos. Assim, o Programa de Compensação Ambiental Xerente (Procambix) foi uma medida compensatória com o objetivo de amenizar as perdas sofridas por esse povo. Só que, o Procambix não diminuiu tais impactos. Pelo contrário, aprofundou ainda mais a precarização do território, pois foi implantado de fora para dentro e não consideraram as especificidades culturais desse povo. O texto está assentado em uma revisão bibliográfica referente à temática proposta, revisão esta que dialogou com as entrevistas feitas com os Akwẽ-Xerente que participaram da implantação do Procambix.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcelo Venâncio, Universidade Federal do Norte do Tocantins

Professor Doutor do Curso de Graduação em Geografia, da Universidade Federal do Norte do Tocantins.

Marcelo Cervo Chelotti, Universidade Federal de Santa Maria

Professor do Departamento de Geociências da Universidade Federal de Santa Maria (RS) e do Programa de Pós-Graduação em Geografia, da Universidade Federal de Uberlândia.

Downloads

Publicado

29-06-2021

Como Citar

VENÂNCIO, M. .; CHELOTTI, M. C. A construção da barragem de Lajeado no rio Tocantins e o Programa de Compensação Ambiental Xerente: a precarização do território indígena Akwẽ-Xerente. Revista Campo-Território, Uberlândia, v. 16, n. 40 Abr., p. 409–438, 2021. DOI: 10.14393/RCT164018. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/campoterritorio/article/view/58337. Acesso em: 24 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>