Dinâmica da agropecuária e uso da terra na mesorregião do Triângulo Mineiro/Alto Paranaíba (MG)

Autores

  • Marcelo Cervo Chelotti IG-UFU
  • Vania Rosolen UNESP/Campus de Rio Claro

DOI:

https://doi.org/10.14393/RCT91826935

Palavras-chave:

Cerrado, Triângulo Mineiro/Alto Paranaíba, Dinâmica Agrícola, Degradação do Solo

Resumo

O Cerrado é um bioma brasileiro com imensa relevância socioambiental. Destaca-se pela biodiversidade e por ser reconhecidamente área de expansão agrícola. A mesorregião do Triângulo Mineiro/Alto Paranaíba (MG) pode ser usada como um exemplo que reflete os resultados das políticas agrícolas e ambientais no Cerrado. A análise da dinâmica agrícola na mesorregião avaliada pelos Censos Agropecuários de 1995/96 e de 2006 mostra que os cultivos permanentes tradicionais como o café e a pecuária perdem área para o cultivo temporário, especialmente nas duas microrregiões de maior dinamismo econômico (Uberlândia e Uberaba). A evidente tendência de transformação no uso das terras reflete forte heterogeneidade regional. A expansão da atividade sucroalcooleira e o plantio da soja que substituíram antigas pastagens também são mais evidentes nas microrregiões Uberlândia e Uberaba. Apesar das transformações, com exceção da microrregião de Uberaba, a pastagem ainda é a atividade que domina o uso da terra. As pastagens plantadas com boas condições (manejadas) ocupam área entre 28% e 53% da mesorregião. As áreas com lavouras permanentes são pouco extensas e o sistema soja-milho parece dominar as novas áreas de conversão, e o número de estabelecimentos com cultivo convencional supera sensivelmente àqueles manejados com cultivo mínimo ou cultivo na palha, mesmo nas microrregiões de Uberlândia e Uberaba. Situação similar de não adoção de práticas de manejo mais conservacionistas foi determinada nas pastagens, nas quais os teores de carbono dos solos refletem susceptibidade à degradação, com futura redução da produtividade e da biodiversidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcelo Cervo Chelotti, IG-UFU

Professor nos cursos de Graduação e Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Membro do Laboratório de Geografia Agrária (LAGEA) e do Núcleo de Estudos Agrários e Territoriais (NEAT/CNPq).

Vania Rosolen, UNESP/Campus de Rio Claro

Professora de Pedologia no Departamento de Petrologia e Metalogenia da UNESP/Campus de Rio Claro e no Programa de Pós-Graduação em Geografia/Instituto de Geografia/UFU.

Downloads

Publicado

27-06-2014

Como Citar

CHELOTTI, M. C.; ROSOLEN, V. Dinâmica da agropecuária e uso da terra na mesorregião do Triângulo Mineiro/Alto Paranaíba (MG) . Revista Campo-Território, Uberlândia, v. 9, n. 18 Jun., 2014. DOI: 10.14393/RCT91826935. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/campoterritorio/article/view/26935. Acesso em: 3 out. 2024.

Edição

Seção

9 - Dinâmicas territoriais do Cerrado

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)