Contribuições para o debate paradigmático entre educação rural e educação do campo
DOI:
https://doi.org/10.14393/RCT102027953Palavras-chave:
Educação Rural, Educação do Campo, ParadigmaResumo
O presente artigo busca elucidar a relação paradoxal entre os pressupostos teóricos que compreendem o paradigma da Educação do Campo e o paradigma da Educação Rural. Do ponto de vista metodológico optou-se por uma revisão da literatura abarcando os principais autores que discutem tais pressupostos. A partir de uma abordagem que privilegia o debate sobre qual conceito de rural o paradigma foi estruturado, espera-se compreender seus principais fundamentos. Assim, entende-se o Paradigma da Educação Rural enquanto principio de um projeto de educação correspondente aos anseios de modernização do território brasileiro. Enquanto que, o Paradigma da Educação do Campo é compreendido como um processo em construção que surge por meio do entendimento de um projeto de educação político-social mais abrangente que assegura o campo como espaço de vida digna e de legítima luta por políticas públicas específicas e por um projeto educativo próprio para seus sujeitos. Portanto, mais do que uma terminologia, o que está em questão são dois distintos projetos educacionais para o campo brasileiro, cunhados em distintos momentos históricos, e emanados por diferentes segmentos da sociedade.
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