Escola e alternância no Gerais mineiro
a trajetória da Escola Família Agrícola de Tabocal – São Francisco, MG, Brasil
DOI:
https://doi.org/10.14393/RCT153617Resumo
O presente estudo buscou desocultar a trajetória da Escola Família Agrícola de Tabocal (EFA-Tabocal), localizada na Comunidade Primavera no município de São Francisco - Minas Gerais. Para atender ao propósito deste estudo, optou-se pela pesquisa do tipo etnográfica. Foi necessário fazer o caminho dos alunos para compreender o que os sujeitos envolvidos no processo educativo da EFA-Tabocal teriam a dizer sobre ela. Observou-se que ao eleger a Pedagogia da Alternância como proposta a EFA-Tabocal materializa não apenas um projeto contra-hegemônico de educação, mas, um projeto carregado de vida e de esperança dos Alternantes, Famílias e Comunidades envolvidas no processo formativo. A trajetória da EFA-Tabocal se assemelha a de outras escolas que a dotam a alternância como proposta, contudo, as especificidades do Gerais Mineiro e dos seus sujeitos adjetivam sua história e a individualiza, apresentando-lhe características próprias. A trajetória da EFA-Tabocal se amalgama à história de vida de todos envolvidos com a escola. Assim a EFA-Tabocal não é apenas um projeto de escola que adota a Pedagogia Alternância como outras EFA’s, mas, um projeto de vida que é marcado pela escassez de água e de terra, pela luta, pela resistência, pela resiliência, e pelo Gerais.