Escola e alternância no Gerais mineiro

a trajetória da Escola Família Agrícola de Tabocal – São Francisco, MG, Brasil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/RCT153617

Resumo

O presente estudo buscou desocultar a trajetória da Escola Família Agrícola de Tabocal (EFA-Tabocal), localizada na Comunidade Primavera no município de São Francisco - Minas Gerais. Para atender ao propósito deste estudo, optou-se pela pesquisa do tipo etnográfica. Foi necessário fazer o caminho dos alunos para compreender o que os sujeitos envolvidos no processo educativo da EFA-Tabocal teriam a dizer sobre ela. Observou-se que ao eleger a Pedagogia da Alternância como proposta a EFA-Tabocal materializa não apenas um projeto contra-hegemônico de educação, mas, um projeto carregado de vida e de esperança dos Alternantes, Famílias e Comunidades envolvidas no processo formativo. A trajetória da EFA-Tabocal se assemelha a de outras escolas que a dotam a alternância como proposta, contudo, as especificidades do Gerais Mineiro e dos seus sujeitos adjetivam sua história e a individualiza, apresentando-lhe características próprias. A trajetória da EFA-Tabocal se amalgama à história de vida de todos envolvidos com a escola. Assim a EFA-Tabocal não é apenas um projeto de escola que adota a Pedagogia Alternância como outras EFA’s, mas, um projeto de vida que é marcado pela escassez de água e de terra, pela luta, pela resistência, pela resiliência, e pelo Gerais. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Leandro Luciano Silva Ravnjak, Universidade Estadual de Montes Claros

Doutor em Educação (FAE/UFMG). Docente da Universidade Estadual de Montes Claros – UNIMONTES/MG. Docente do Centro Universitário UNIFIPMoc.

Maria de Fátima Almeida Martins, Faculdade de Educação - Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG

Pós-doutorado em Educação pela Universidade de Barcelona. Doutora e Mestre em Geografia Humana pela Universidade de São Paulo. Graduada em Geografia. Docente da Faculdade de Educação, da Universidade Federal de Minas Gerais.

Downloads

Publicado

03-07-2020

Como Citar

RAVNJAK, L. L. S. .; MARTINS, M. de F. A. . Escola e alternância no Gerais mineiro: a trajetória da Escola Família Agrícola de Tabocal – São Francisco, MG, Brasil. Revista Campo-Território, Uberlândia, v. 15, n. 36 Jul., p. 430–460, 2020. DOI: 10.14393/RCT153617. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/campoterritorio/article/view/51546. Acesso em: 24 nov. 2024.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)