Escola e alternância no Gerais mineiro

a trajetória da Escola Família Agrícola de Tabocal – São Francisco, MG, Brasil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/RCT153617

Resumo

O presente estudo buscou desocultar a trajetória da Escola Família Agrícola de Tabocal (EFA-Tabocal), localizada na Comunidade Primavera no município de São Francisco - Minas Gerais. Para atender ao propósito deste estudo, optou-se pela pesquisa do tipo etnográfica. Foi necessário fazer o caminho dos alunos para compreender o que os sujeitos envolvidos no processo educativo da EFA-Tabocal teriam a dizer sobre ela. Observou-se que ao eleger a Pedagogia da Alternância como proposta a EFA-Tabocal materializa não apenas um projeto contra-hegemônico de educação, mas, um projeto carregado de vida e de esperança dos Alternantes, Famílias e Comunidades envolvidas no processo formativo. A trajetória da EFA-Tabocal se assemelha a de outras escolas que a dotam a alternância como proposta, contudo, as especificidades do Gerais Mineiro e dos seus sujeitos adjetivam sua história e a individualiza, apresentando-lhe características próprias. A trajetória da EFA-Tabocal se amalgama à história de vida de todos envolvidos com a escola. Assim a EFA-Tabocal não é apenas um projeto de escola que adota a Pedagogia Alternância como outras EFA’s, mas, um projeto de vida que é marcado pela escassez de água e de terra, pela luta, pela resistência, pela resiliência, e pelo Gerais. 

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Leandro Luciano Silva Ravnjak, Universidade Estadual de Montes Claros

    Doutor em Educação (FAE/UFMG). Docente da Universidade Estadual de Montes Claros – UNIMONTES/MG. Docente do Centro Universitário UNIFIPMoc.

  • Maria de Fátima Almeida Martins, Faculdade de Educação - Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG

    Pós-doutorado em Educação pela Universidade de Barcelona. Doutora e Mestre em Geografia Humana pela Universidade de São Paulo. Graduada em Geografia. Docente da Faculdade de Educação, da Universidade Federal de Minas Gerais.

Downloads

Publicado

03.07.2020

Como Citar

RAVNJAK, Leandro Luciano Silva; MARTINS, Maria de Fátima Almeida. Escola e alternância no Gerais mineiro: a trajetória da Escola Família Agrícola de Tabocal – São Francisco, MG, Brasil. Revista Campo-Território, Uberlândia, v. 15, n. 36 Jul., p. 430–460, 2020. DOI: 10.14393/RCT153617. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/campoterritorio/article/view/51546. Acesso em: 19 jun. 2025.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)