O processo de aprendizagem e a relação com a comunidade nas escolas do campo multisseriadas
DOI:
https://doi.org/10.14393/RCT153522Resumo
Este artigo analisa as escolas multisseriadas situadas no contexto do campo, buscando identificar as singularidades desta modalidade de oferta educativa, especialmente os processos pedagógicos e as relações estabelecidas com a comunidade. A investigação qualitativa de cunho exploratório, foi desenvolvida em cinco escolas multisseriadas da região denominada Rota das Terras (RS), a partir de entrevistas, observação participante, fotografias e documentos, analisados sob a perspectiva hermenêutica. Como resultados da pesquisa, salienta-se a expressiva participação da comunidade na escola em atividades pedagógicas e administrativas, o restrito acompanhamento pedagógico aos professores pelas secretarias municipais de Educação e a prevalência da seriação neste contexto. Salienta-se a importância de estudos que proporcionem a visibilidade das escolas multisseriadas, considerando suas potencialidades e desafios enquanto proposta pedagógica, numa perspectiva não hegemônica de Educação.