The learning process and its relation with the community in multiseriated countryside schools

Authors

DOI:

https://doi.org/10.14393/RCT153522

Abstract

Este artigo analisa as escolas multisseriadas situadas no contexto do campo, buscando identificar as singularidades desta modalidade de oferta educativa, especialmente os processos pedagógicos e as relações estabelecidas com a comunidade. A investigação qualitativa de cunho exploratório, foi desenvolvida em cinco escolas multisseriadas da região denominada Rota das Terras (RS), a partir de entrevistas, observação participante, fotografias e documentos, analisados sob a perspectiva hermenêutica. Como resultados da pesquisa, salienta-se a expressiva participação da comunidade na escola em atividades pedagógicas e administrativas, o restrito acompanhamento pedagógico aos professores pelas secretarias municipais de Educação e a prevalência da seriação neste contexto. Salienta-se a importância de estudos que proporcionem a visibilidade das escolas multisseriadas, considerando suas potencialidades e desafios enquanto proposta pedagógica, numa perspectiva não hegemônica de Educação.

Downloads

Author Biographies

  • Denise Macedo Ziliotto, Universidade La Salle

    Pós Doutorado pela Universidade de Lisboa . Doutora em Psicologia Social pela Universidade de São Paulo , mestre em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, graduada em Psicologia e Jornalismo pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. É docente e pesquisadora no programa de Pos Graduação em Educação da Universidade La Salle 

  • Rita de Cassia Souza de Vargas Ferreira, Universidade La Salle

    Mestre em Educação pela Universidade La Salle. Graduada em Administração,especialista em Gestão de Pessoas e pós graduanda em Design Instrucional.  Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Consultoria na área Social/Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: terceiro setor, responsabilidade social empresarial, gestão social e liderança social.

Published

2020-08-31

Issue

Section

Artigos

How to Cite

MACEDO ZILIOTTO, Denise; SOUZA DE VARGAS FERREIRA, Rita de Cassia. The learning process and its relation with the community in multiseriated countryside schools. Revista Campo-Território, Uberlândia, v. 15, n. 35 Abr., p. 473–498, 2020. DOI: 10.14393/RCT153522. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/campoterritorio/article/view/50971. Acesso em: 1 jun. 2025.