O processo de aprendizagem e a relação com a comunidade nas escolas do campo multisseriadas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/RCT153522

Resumo

Este artigo analisa as escolas multisseriadas situadas no contexto do campo, buscando identificar as singularidades desta modalidade de oferta educativa, especialmente os processos pedagógicos e as relações estabelecidas com a comunidade. A investigação qualitativa de cunho exploratório, foi desenvolvida em cinco escolas multisseriadas da região denominada Rota das Terras (RS), a partir de entrevistas, observação participante, fotografias e documentos, analisados sob a perspectiva hermenêutica. Como resultados da pesquisa, salienta-se a expressiva participação da comunidade na escola em atividades pedagógicas e administrativas, o restrito acompanhamento pedagógico aos professores pelas secretarias municipais de Educação e a prevalência da seriação neste contexto. Salienta-se a importância de estudos que proporcionem a visibilidade das escolas multisseriadas, considerando suas potencialidades e desafios enquanto proposta pedagógica, numa perspectiva não hegemônica de Educação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Denise Macedo Ziliotto, Universidade La Salle

Pós Doutorado pela Universidade de Lisboa . Doutora em Psicologia Social pela Universidade de São Paulo , mestre em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, graduada em Psicologia e Jornalismo pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. É docente e pesquisadora no programa de Pos Graduação em Educação da Universidade La Salle 

Rita de Cassia Souza de Vargas Ferreira, Universidade La Salle

Mestre em Educação pela Universidade La Salle. Graduada em Administração,especialista em Gestão de Pessoas e pós graduanda em Design Instrucional.  Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Consultoria na área Social/Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: terceiro setor, responsabilidade social empresarial, gestão social e liderança social.

Downloads

Publicado

31-08-2020

Como Citar

MACEDO ZILIOTTO, D.; SOUZA DE VARGAS FERREIRA, R. de C. . O processo de aprendizagem e a relação com a comunidade nas escolas do campo multisseriadas. Revista Campo-Território, Uberlândia, v. 15, n. 35 Abr., p. 473–498, 2020. DOI: 10.14393/RCT153522. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/campoterritorio/article/view/50971. Acesso em: 18 jul. 2024.

Edição

Seção

Artigos