O processo de aprendizagem e a relação com a comunidade nas escolas do campo multisseriadas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/RCT153522

Resumo

Este artigo analisa as escolas multisseriadas situadas no contexto do campo, buscando identificar as singularidades desta modalidade de oferta educativa, especialmente os processos pedagógicos e as relações estabelecidas com a comunidade. A investigação qualitativa de cunho exploratório, foi desenvolvida em cinco escolas multisseriadas da região denominada Rota das Terras (RS), a partir de entrevistas, observação participante, fotografias e documentos, analisados sob a perspectiva hermenêutica. Como resultados da pesquisa, salienta-se a expressiva participação da comunidade na escola em atividades pedagógicas e administrativas, o restrito acompanhamento pedagógico aos professores pelas secretarias municipais de Educação e a prevalência da seriação neste contexto. Salienta-se a importância de estudos que proporcionem a visibilidade das escolas multisseriadas, considerando suas potencialidades e desafios enquanto proposta pedagógica, numa perspectiva não hegemônica de Educação.

Downloads

Biografia do Autor

  • Denise Macedo Ziliotto, Universidade La Salle

    Pós Doutorado pela Universidade de Lisboa . Doutora em Psicologia Social pela Universidade de São Paulo , mestre em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, graduada em Psicologia e Jornalismo pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. É docente e pesquisadora no programa de Pos Graduação em Educação da Universidade La Salle 

  • Rita de Cassia Souza de Vargas Ferreira, Universidade La Salle

    Mestre em Educação pela Universidade La Salle. Graduada em Administração,especialista em Gestão de Pessoas e pós graduanda em Design Instrucional.  Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Consultoria na área Social/Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: terceiro setor, responsabilidade social empresarial, gestão social e liderança social.

Downloads

Publicado

31.08.2020

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

MACEDO ZILIOTTO, Denise; SOUZA DE VARGAS FERREIRA, Rita de Cassia. O processo de aprendizagem e a relação com a comunidade nas escolas do campo multisseriadas. Revista Campo-Território, Uberlândia, v. 15, n. 35 Abr., p. 473–498, 2020. DOI: 10.14393/RCT153522. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/campoterritorio/article/view/50971. Acesso em: 9 maio. 2025.