A abordagem territorial nas políticas públicas brasileiras e a pobreza rural: um olhar a partir de estudos de caso
DOI :
https://doi.org/10.14393/RCT91826893Mots-clés :
Abordagem territorial, políticas públicas , Pobreza ruralRésumé
O combate à pobreza rural no Brasil a partir da abordagem territorial passou a ocorrer de forma implícita nas políticas públicas nacionais, no exemplo do Pronat (2003) e explícita, no exemplo do PTC (2008) e no PBSM (2012). Esta abordagem enfrenta um momento de questionamentos visto que algumas limitações encontram semelhança no contexto nacional ao mesmo tempo em que outras expõem fragilidades próprias aos traços históricos e culturais das diferentes regiões brasileiras. O presente artigo busca sintetizar uma apresentação realizada pela autora no ENGA (2012), sendo baseada em um estudo de pesquisa desenvolvido pelo Observatório de Políticas Públicas para Agricultura (OPPA/CPDA/UFRRJ), no qual a autora é participante. As reflexões neste documento evidenciam a necessidade de as políticas públicas de abordagem territorial identificarem as especificidades dos determinantes da pobreza e de concepção de pobreza nos diferentes territórios da cidadania no Brasil para um efetivo tratamento da pobreza rural no país.Téléchargements
Les données de téléchargement ne sont pas encore disponible.
Téléchargements
Publié
2014-06-25
Numéro
Rubrique
4 - Políticas públicas, desenvolvimento territorial e pobreza rural no Brasil
Licence
© Revista Campo-Território 2022

Cette œuvre est sous licence Creative Commons Attribution - Pas d'Utilisation Commerciale - Pas de Modification 4.0 International.
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.
Comment citer
ZIMMERMANN, Silvia Aparecida. A abordagem territorial nas políticas públicas brasileiras e a pobreza rural: um olhar a partir de estudos de caso. Revista Campo-Território, Uberlândia, v. 9, n. 18 Jun., 2014. DOI: 10.14393/RCT91826893. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/campoterritorio/article/view/26893. Acesso em: 26 déc. 2025.






















