Agroecologia

a experiência de organização social de agricultores familiares em Foz do Iguaçu/PR

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/RCT164102

Resumo

O trabalho investiga como se desenvolve a Agroecologia entre os agricultores familiares de Foz do Iguaçu/PR. O objetivo é descrever o processo de organização social dos agricultores familiares de Foz do Iguaçu ligados ao Núcleo Oeste da Rede Ecovida de Agroecologia. O referencial teórico analítico utilizado corresponde a dimensão social da Agroecologia, portanto, é um trabalho de caráter qualitativo que contou com dados empíricos como questionário e entrevistas semiestruturados coletados durante a pesquisa de campo. O artigo está subdividido em cinco partes: introdução ao tema proposto, a dimensão social da Agroecologia, o histórico da região Oeste e os fatores que determinaram o desenvolvimento das agriculturas de base ecológica nessa região e análise do processo de organização social dos agricultores familiares de Foz do Iguaçu. Por fim, evidencia-se que entre os fatores que influenciaram a produção e comercialização de produtos agroecológicos e consequentemente a estruturação do Grupo Ecoiguaçu está a formação de uma Rede de ATER que conta com a participação de diferentes organizações que demostram interesse em promover o desenvolvimento rural sustentável na região Oeste do Paraná.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Karini Aparecida Scarpari, Universidade Federal do Paraná

Universidade Federal do Paraná, Departamento de Ciências Agrárias, Programa de Pós-Graduação em Meio Ambiente e Desenvolvimento, Curitiba, PR, Brasil.

Silvia Aparecida Zimmermann, Universidade Federal da Integração Latino-Americana

Professora Adjunta da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA). Pós-Doutora pelo Observatório de Políticas Públicas para Agricultura (OPPA/CPDA/UFRRJ). Doutora de Sociologia em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (2011). Estágio doutoral na École des Hautes Études en Sciences Sociales, Paris, França (2009/2010). Mestrado em Desenvolvimento Agricultura e Sociedade CPDA/UFRRJ (2006). Graduação em Agronomia pela Universidade Federal de Santa Maria (2002). Tem experiência na área da agricultura, com ênfase em sociologia rural, atuando principalmente nos temas de políticas públicas para agricultura, desenvolvimento rural, desenvolvimento territorial, segurança alimentar e nutricional e espaços públicos para construção de políticas públicas. Pesquisadora do Observatório de Políticas Públicas para Agricultura (OPPA); do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Políticas Públicas, Estratégias e Desenvolvimento (INCT/PPED/UFRJ) e do Centro de Referência em Segurança Alimentar e Nutricional (CERESAN). 

Downloads

Publicado

06-08-2021

Como Citar

SCARPARI, K. A.; ZIMMERMANN, S. A. Agroecologia: a experiência de organização social de agricultores familiares em Foz do Iguaçu/PR. Revista Campo-Território, Uberlândia, v. 16, n. 41 Ago., p. 20–42, 2021. DOI: 10.14393/RCT164102. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/campoterritorio/article/view/59799. Acesso em: 2 jan. 2025.

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)