Territórios de resistência e práticas descoloniais: estratégias de luta Guarani e Kaiowa pelo Tekoha - Mato Grosso do Sul/Brasil
DOI :
https://doi.org/10.14393/RCT102026662Mots-clés :
Guarani e Kaiowá, “Acampamentos”, Descolonialidade, Reservas Indígenas, Mato Grosso do SulRésumé
Este artigo esboça os resultados preliminares obtidos no processo de construção da tese de doutoramento. O objetivo central é demonstrar as estratégias de luta Guarani e Kaiowa perante o Estado brasileiro para a demarcação de seus territórios tradicionalmente ocupados, denominados na língua guarani de tekoha. Tal prática tem sido efetivada por meio da formação de "acampamentos" de retomadas, que sob nossa ótica se constitui enquanto territórios de resistências e práticas descoloniais. As metodologias de análise dos resultados foram construídas por meio da observação participante e entrevistas.Téléchargements
Les données de téléchargement ne sont pas encore disponible.
Téléchargements
Publié
2015-08-12
Numéro
Rubrique
Artigos
Licence

Cette œuvre est sous licence Creative Commons Attribution - Pas d'Utilisation Commerciale - Pas de Modification 4.0 International.
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.
Comment citer
MOTA, Juliana Grasiéli Bueno. Territórios de resistência e práticas descoloniais: estratégias de luta Guarani e Kaiowa pelo Tekoha - Mato Grosso do Sul/Brasil . Revista Campo-Território, Uberlândia, v. 10, n. 20 Jul., p. 416–439, 2015. DOI: 10.14393/RCT102026662. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/campoterritorio/article/view/26662. Acesso em: 6 déc. 2025.






















