As disputas pela terra no sudoeste do Paraná:os conflitos fundiários dos anos 50 e 80 do século XX
DOI :
https://doi.org/10.14393/RCT1211785Mots-clés :
conflitos fundiários, movimentos sociais, mulher camponesa, Sudoeste do ParanáRésumé
Situada na confluência da História, da Geografia, da Sociologia e da Antropologia, esta pesquisa recupera e reflete a organização e luta fundiária dos camponeses, na região Sudoeste do Paraná em dois períodos distintos - anos 50 e 80 -, mas correlacionados. Trata-se de uma região que ganhou projeção nacional, não apenas pela peculiaridade dos padrões de colonização e organização produtiva, mas também por desenrolar-se num espaço em disputa entre projetos governamentais e empresariais. A pesquisa inova ao incorporar discussão teórica recente oriunda inclusive de outros campos disciplinares sobre as organizações, compreendidas em sua dimensão cultural, o que permite tratar de questões complexas como a do imaginário e da identidade coletiva.Téléchargements
Les données de téléchargement ne sont pas encore disponible.
Téléchargements
Publié
2006-08-30
Numéro
Rubrique
Artigos
Licence
© Revista Campo-Território 2022

Cette œuvre est sous licence Creative Commons Attribution - Pas d'Utilisation Commerciale - Pas de Modification 4.0 International.
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.
Comment citer
BATTISTI, Elir. As disputas pela terra no sudoeste do Paraná:os conflitos fundiários dos anos 50 e 80 do século XX . Revista Campo-Território, Uberlândia, v. 1, n. 2 Ago., p. 65–91, 2006. DOI: 10.14393/RCT1211785. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/campoterritorio/article/view/11785. Acesso em: 22 déc. 2025.






















