Territorialização do capital agroflorestal sobre o uso da terra na Região Tocantina do Maranhão, Brasil

Autores/as

  • Allison Bezerra Oliveira Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (UEMASUL) https://orcid.org/0000-0003-0320-5661
  • Diego Armando de Sousa Paz Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (UEMASUL)
  • José Sérgio de Jesus Salles Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (UEMASUL)

DOI:

https://doi.org/10.14393/RCT184967443

Palabras clave:

Territorialização do capital, Eucalipto, Região Tocantina do Maranhão

Resumen

O objetivo principal do artigo é analisar o processo de territorialização do capital agroflorestal sobre o uso da terra em municípios produtores de eucalipto na Região Tocantina do Maranhão. Metodologicamente, o trabalho foi divido em três etapas: a) geração de dados secundários; b) geração de dados primários; e, por fim, c) o desenvolvimento literário, conjuntamente com a compilação dos resultados, a partir da análise e sistematização dos dados coletados. Os resultados obtidos apontam que há um avanço da fronteira agroflorestal na Região Tocantina do Maranhão, o qual conta com diversos meios de apropriação como compra, arrendamento, especulação, grilagem etc. Dessa forma, criam-se novas condições de uso da terra, que implicam alterações das relações do sujeito no território, subordinando antigas formas de uso ao grande capital agroflorestal.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Allison Bezerra Oliveira, Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (UEMASUL)

Possui graduação em Geografia e Especialização em Planejamento e Gestão Ambiental pela Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), Mestrado e Doutorado em Geografia pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). É Professor Adjunto do curso de geografia da Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (UEMASUL). É líder do Grupo de Pesquisas Socioeconômicas do Maranhão - GPS. É docente permanente do Mestrado em Geografia, Natureza e Dinâmica do Espaço da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA). 

Diego Armando de Sousa Paz, Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (UEMASUL)

Graduado em Geografia pela UEMASUL. Mestrando em Geografia pela UEMA.

José Sérgio de Jesus Salles, Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (UEMASUL)

Professor na UEMASUL. Doutorando em Ciência e Tecnologia Ambiental pela Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI).

Publicado

2023-03-13

Cómo citar

OLIVEIRA, A. B.; PAZ, D. A. de S.; SALLES, J. S. de J. Territorialização do capital agroflorestal sobre o uso da terra na Região Tocantina do Maranhão, Brasil. Revista Campo-Território, Uberlândia, v. 18, n. 49, p. 140–164, 2023. DOI: 10.14393/RCT184967443. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/campoterritorio/article/view/67443. Acesso em: 27 jul. 2024.

Número

Sección

Artigos

Artículos más leídos del mismo autor/a