A luta pela terra em Mato Grosso do Sul e a manutenção do latifúndio

uma análise sobre ocupações, reforma agrária e estrutura fundiária

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.14393/RCT164207

Resumen

Este trabalho deriva de discussões e análises realizadas no Grupo de Estudos Terra e Território (GETT), vinculado ao Laboratório de Geografia Agrária (GEOAGRÁRIA), da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, campus de Três Lagoas (MS) e das ações do projeto DATALUTA/MS, vinculado à Rede DATALUTA nacional. Objetiva-se analisar a questão agrária em Mato Grosso do Sul na atualidade, discutindo dados sobre o uso da terra, estrutura fundiária, luta pela terra e Reforma Agrária, evidenciando os problemas agrários resultantes do processo de ocupação e da conversão de terras públicas e de povos indígenas em terra privada. Fundamenta-se em pressupostos teóricos relacionados aos problemas decorrentes do desenvolvimento do capitalismo no campo e da luta de classes, inerentes à questão agrária. Para subsidiar as discussões, foram utilizados dados sobre ocupações de terras e criação de assentamentos do Banco de dados da Luta pela Terra (DATALUTA). Estes dados, sistematizados em gráficos, possibilitaram a análise da dinâmica da luta pela terra em Mato Grosso do Sul. Somam-se ainda dados sobre a estrutura fundiária obtidos junto ao DATALUTA e uma segunda base georreferenciada do INCRA. Os dados apresentados evidenciam a potência devastadora do monopólio da propriedade capitalista da terra em Mato Grosso do Sul e seus impactos na luta dos movimentos socioterritoriais pela Reforma Agrária.

 

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Letícia Alves Leonardo, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, campus Três Lagoas. Bolsista Capes.

Luana Fernanda Luiz, Universidade de São Paulo

Doutoranda em Geografia pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia Humana da Universidade de São Paulo (USP/FFLCH). Bolsista CNPQ. Atualmente é professora da rede estadual de ensino de Mato Grosso do Sul. 

Danilo Souza Melo, Universidade Federal de Goiás (UFG) – Jataí

Doutor em Geografia pela Universidade Federal de Goiás/CAJ.

Sedeval Nardoque, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Docente do curso de Graduação e de Pós-Graduação em Geografia - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Três Lagoas (MS).

Publicado

2021-10-28

Cómo citar

LEONARDO, L. A.; LUIZ, L. F.; MELO, D. S.; NARDOQUE, S. . A luta pela terra em Mato Grosso do Sul e a manutenção do latifúndio: uma análise sobre ocupações, reforma agrária e estrutura fundiária. Revista Campo-Território, Uberlândia, v. 16, n. 42 Out., p. 168–194, 2021. DOI: 10.14393/RCT164207. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/campoterritorio/article/view/63711. Acesso em: 24 nov. 2024.

Número

Sección

Edição Especial - REDE DATALUTA