Agricultura familiar e gestão do PNAE

estudo de caso em Turmalina, Vale do Jequitinhonha.

Autores/as

  • Ana Jacqueline Sales Santos Universidade Federal de Minas Gerais
  • Flávia Maria Galizoni Universidade Federal de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.14393/RCT164318

Resumen

No Brasil, na década de 1990 houveram intensos debates sobre produção de alimentos, modernização do campo e o lugar da agricultura familiar neste contexto. Marginalizados, agricultores familiares se organizaram para construir direitos e políticas públicas específicas. Este artigo analisa como agricultores familiares do Vale do Jequitinhonha se relacionam com canais de compras institucionais promovidos pelo Programa Nacional de Alimentação Escolar. A pesquisa realizada, de cunho qualitativo, compreendeu dados secundários de instituições públicas e estudo de caso no município de Turmalina. Os resultados indicaram que organizações da agricultura familiar criaram uma forma compartilhada da governança para adequação do PNAE à produção e dieta local. Apontou, ainda, que programas flexíveis e grupos sociais organizados são fundamentais para alavancar possibilidades de desenvolvimento.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Ana Jacqueline Sales Santos, Universidade Federal de Minas Gerais

Mestre em sociedade ambiente e território - PPGSAT, Universidade Federal de Minas Gerais e Unimontes.

Flávia Maria Galizoni, Universidade Federal de Minas Gerais

Professora doutora da UFMG/ICA.  Mestrado Associado UFMG-Unimontes em Sociedade, Ambiente e Território. Coordenadora do Núcleo de Pesquisa e Apoio à Agricultura Familiar (Núcleo PPJ).

Publicado

2022-04-01

Cómo citar

SALES SANTOS, A. J.; GALIZONI, F. M. Agricultura familiar e gestão do PNAE: estudo de caso em Turmalina, Vale do Jequitinhonha. Revista Campo-Território, Uberlândia, v. 16, n. 43 Dez., p. 421–443, 2022. DOI: 10.14393/RCT164318. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/campoterritorio/article/view/62620. Acesso em: 22 nov. 2024.

Número

Sección

Artigos

Artículos más leídos del mismo autor/a