La reafirmacion de la dialéctica campo-ciudad en la producción del espacio

una lectura de los conceptos a partir da la realidad concreta

Autores/as

  • Suzane Tosta Souza Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia http://orcid.org/0000-0001-8658-0189
  • Jânio Roberto Diniz dos Santos Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia
  • Victor Andrade Silva Leal Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia
  • Fátima Crislaine Batista Rocha Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.14393/RCT122604

Resumen

RESUMO

O referido artigo aponta alguns resultados de pesquisas desenvolvidas junto ao grupo Trabalho, Mobilidade do Trabalho e Relação Campo-Cidade, vinculado ao Laboratório de Estudos Agrários e Urbanos - LEAU/DG-UESB. Nesses estudos, tem-se verificado uma intensa relação nos processos de produção dos espaços do campo e das cidades, impulsionada pelas transformações na relação capital versus trabalho que se explica na expansão da sociedade urbana e industrial. Para tanto, reafirma o trabalho e a mobilidade da força de trabalho como questões centrais para se pensar a produção dos espaços da cidade e do campo, apontando a necessidade de reflexão sobre esses conceitos para a compreensão da realidade concreta.

PALAVRAS-CHAVE: Trabalho. Mobilidade do Trabalho. Relação Campo-Cidade. Periferia Urbana. Produção do Espaço.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Suzane Tosta Souza, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Professora Titular do Departamento de Geografia da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia. Doutora em Geografia Humana pela Universidade Federal de Sergipe. Coordenadora do Grupo Trabalho, Mobilidade do Trabalho e Relação Campo-Cidade/UESB/CNPq; Pesquisadora do Grupo Estado Capital Trabalho e as Políticas de Reordenamentos Territoriais UFS/CNPq e do Grupo Ideologia e Luta de Classes UESB/CNPq. Professora da área de Fundamentos Epistemológicos e Metodológicos da Geografia atua nos cursos de Graduação e Pós-Graduação (Lato Senso e Stricto Sensu) da UESB.

Jânio Roberto Diniz dos Santos, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Professor Titular da Área de Geografia Regional da UESB, lecionando nos cursos de Graduação e Pós-Graduação. Doutor em Geografia pela USP. Corrdenador do Grupo de Pesquisa Trabalho, Mobilidade e Relação Campo Cidade UESB/CNPq.  Pesquisador do Grupo Estado Capital Trabalho e as Políticas de Reordenamentos Territoriais UFS/CNPq e do Grupo Ideologia e Luta de Classes UESB/CNPq.

Victor Andrade Silva Leal, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Mestrando pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia da UESB. Pesquisador do Grupo Trabalho, Mobilidade e Relação Campo Cidade (UESB/CNPq).  Pesquisador do Grupo Estado Capital Trabalho e as Políticas de Reordenamentos Territoriais UFS/CNPq.

Fátima Crislaine Batista Rocha, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Mestrando pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia da UESB. Pesquisador do Grupo Trabalho, Mobilidade e Relação Campo Cidade (UESB/CNPq).  Pesquisador do Grupo Estado Capital Trabalho e as Políticas de Reordenamentos Territoriais UFS/CNPq.

Publicado

2018-06-08

Cómo citar

SOUZA, S. T.; DOS SANTOS, J. R. D.; SILVA LEAL, V. A.; ROCHA, F. C. B. La reafirmacion de la dialéctica campo-ciudad en la producción del espacio: una lectura de los conceptos a partir da la realidad concreta. Revista Campo-Território, Uberlândia, v. 12, n. 26 Abr., 2018. DOI: 10.14393/RCT122604. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/campoterritorio/article/view/38063. Acesso em: 22 jul. 2024.

Número

Sección

Artigos