Caracterização social e ambiental dos agricultores familiares do assentamento Mirassolzinho I em Jauru-MT em apoio ao desenvolvimento rural municipal

Autores/as

  • Leandro Batista da Silva Universidade do Estado de Mato Grosso
  • Sandra Mara Alves da Silva Neves Universidade do Estado de Mato Grosso/Departamento de Geografia
  • Ronaldo José Neves Universidade do Estado de Mato Grosso/Departamento de Geografia
  • Santino Seabra Júnior Universidade do Estado de Mato Grosso/Departamento de Agronomia

DOI:

https://doi.org/10.14393/RCT112505

Resumen

A identificação das necessidades socioambientais e das potencialidades da agricultura familiar é relevante para subsidiar o aprimoramento e a proposição de políticas públicas de desenvolvimento rural. Objetivou-se caracterizar, na perspectiva socioambiental, a agricultura familiar no assentamento Mirassolzinho I em Jauru-MT, visando a geração de subsídios que contribuam para o desenvolvimento rural municipal. Para obtenção dos dados quali-quantitativos realizou-se entrevistas semi-estruturadas, associadas a observações de campo, com registros fotográficos para subsidiar a análise. Os resultados demonstraram a necessidade do acesso e/ou implementação de políticas públicas pautadas na diversificação da produção, na orientação ambiental e valorização da agricultura familiar pela sociedade local. Denotam fatores preocupantes à realidade pesquisada, o envelhecimento e a evasão dos jovens da terra pode comprometer a sucessão familiar dos conhecimentos acerca da lida com a terra e causar a perda das tradições culturais locais. Verificou-se que há carência de conhecimento dos agricultores em relação à conservação ambiental, em função da ausência de assistência técnica rural.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Leandro Batista da Silva, Universidade do Estado de Mato Grosso

Mestrado no Programa de Pós Graduação Stricto Sensu em Ambiente e Sistema de Produção Agrícola pela Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT). Possui graduação em Agronomia pela Universidade do Estado de Mato Grosso (2012). Assessor Territorial para a Inclusão Produtiva (ATIP) junto ao projeto de extensão: Núcleo de extensão em desenvolvimento Territorial da Grande Cáceres: uma estratégia de desenvolvimento sustentável por meio de ações que fortaleçam a produção agroecológica, agroindustrialização, comercialização e a atuação das mulheres (CNPq/MDA/SPM-PR Nº 11/2014) e Membro do Grupo de Pesquisa em Sensoriamento Remoto, Ensino e Pesquisa em Geografia (SERPEGEO/UNEMAT). Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em Fitotecnia, Olericultura e Extensão Rural atuando principalmente nos seguintes temas: manejo da vegetação espontânea, hortaliças, plantio direto (cobertura do solo), temperatura do solo, agricultura familiar e sensoriamento remoto.

Sandra Mara Alves da Silva Neves, Universidade do Estado de Mato Grosso/Departamento de Geografia

Licenciatura plena e bacharelado em Geografia pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (1993), mestrado em Geografia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1999) na área de concentração Planejamento Ambiental e doutorado em Ciências (Geografia) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2006) na área de concentração Gestão e Planejamento Ambiental. Atualmente é professora adjunta da Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT, lotada no Campus Jane Vanini, na cidade de Cáceres/MT e docente permanente nos Programas de pós-graduação stricto sensu em Ambiente e Sistemas de Produção Agrícola e Geografia, ambos da UNEMAT, sediados respectivamente nos Campi de Tangará da Serra e Cáceres.

Ronaldo José Neves, Universidade do Estado de Mato Grosso/Departamento de Geografia

Licenciatura Plena e Bacharelado em Geografia pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul em 1993, o mestrado em Geografia pela Universidade Estadual de Maringá em 2002 e o doutorado em Ciências (Geografia) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro em 2008.

Santino Seabra Júnior, Universidade do Estado de Mato Grosso/Departamento de Agronomia

Graduação em Engenharia Agronômica pela Universidade de Marília (1999), mestrado (2002) e doutorado (2005) em Agronomia (Horticultura) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Atualmente é professor em regime de dedicação exclusiva da Universidade do Estado de Mato Grosso, do curso de Agronomia/Nova Mutum. Ministra as disciplinas de Horticultura, Olericultura e Trabalho de Conclusão de Curso. Além de atuar nos mestrados: Ambiente e Sistema de Produção; Biodiversidade e Agroecossistemas Amazônicos. Atua na Comitê Assessor de Popularização da Ciência na FAPEMAT. Vem atuando em projetos de pesquisas, extensão e interface ensino, pesquisa e extensão. Desenvolve trabalhos relacionados as linhas de pesquisa: Horticultura e sociedade; Manejo e produção de espécies hortícolas (plantio direto de hortaliças; cultivo protegido; hortaliças não convencionais).

Publicado

2016-12-31

Cómo citar

SILVA, L. B. da; NEVES, S. M. A. da S.; NEVES, R. J.; SEABRA JÚNIOR, S. Caracterização social e ambiental dos agricultores familiares do assentamento Mirassolzinho I em Jauru-MT em apoio ao desenvolvimento rural municipal . Revista Campo-Território, Uberlândia, v. 11, n. 25 Dez., 2016. DOI: 10.14393/RCT112505. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/campoterritorio/article/view/34149. Acesso em: 22 nov. 2024.

Número

Sección

Artigos

Artículos más leídos del mismo autor/a