Povos indígenas do Cerrado Awã (Avá-Canoeiro), Inỹ (Karajá) e Tapuia e a luta pelo território: práticas de resistências e pesquisa-ação participativa

Authors

DOI:

https://doi.org/10.14393/RCT206079926

Keywords:

povos indígenas, Cerrado, território, resistência, pesquisa-ação participativa

Abstract

O artigo analisa as lutas e resistências territoriais dos povos indígenas Ãwa (Avá-Canoeiro), Inỹ (Karajá) e Tapuia, localizados nos estados de Goiás e Tocantins, no bioma Cerrado. A pesquisa discute as relações desses povos com a terra, a natureza e a vida, destacando as ameaças e pressões históricas que comprometem seus direitos e modos de existência. Fundamentada na Pesquisa-Ação Participativa (IAP), a reflexão combina experiências, vivências e práticas das autoras indígenas e não indígena, articulando teoria e prática em defesa da autonomia e da sustentabilidade dos territórios tradicionais. O estudo evidencia a centralidade da luta territorial na preservação da vida, da cultura e das cosmologias originárias, ressaltando a urgência de políticas públicas que assegurem o protagonismo indígena e a continuidade das práticas socioculturais no Cerrado.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

  • Eunice Pirkodi Caetano Moraes Tapuia , Federal University of Goiás

    Liderança do povo Tapuia. Doutora em Direitos Humanos (PPGIDH-UFG). Professora da UFG, Goiânia, do Curso Educação Intercultural.

  • Kamutaja Silva Ãwa, Federal University of Goiás

    Liderança do povo Ãwa. Licenciada em Pedagogia pela Universidade Federal do Tocantins (UFT), campus de Palmas. Colaboradora da Escola Tutawa. 

  • Vanessa Hãtxu de Moura Karajá, Secretaria de Estado da Educação de Tocantins (SEDUC)

    Liderança do povo Inỹ. Mestre em Letras-UFT. Professora da Educação básica- Seduc Tocantins. 

  • Lorranne Gomes da Silva, Goiás State University

    Doutora em Geografia. Professora da Universidade Estadual de Goiás, campus Cora Coralina da Graduação e Pós-graduação em Geografia (PPGEO) e Ambiente e Sociedade (PPGAS). 

References

BARBOSA, Altair Sales et al. O piar da juriti pequena: narrativa ecológica da ocupação humana do Cerrado. Goiânia: PUC Goiás, 2014.

BORGES, Mônica Veloso. O estudo do Avá: relato e reflexões sobre a análise de uma língua ameaçada de extinção. Revista Liames, Campinas, n. 2, p. 85-104, 2006. DOI: https://doi.org/10.20396/liames.v2i1.1406

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Brasília, DF: Senado Federal, 1988.

BRASIL. Lei n. 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 23 dez. 1996.

BRASIL. Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Escolar Indígena. Brasília, DF: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Fundamental, 1998.

BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Parecer CNE/CEB n. 14/1999. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Escolar Indígena. Brasília, DF: CNE, 1999.

BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Câmara de Educação Básica. Resolução CNE/CEB n. 5, de 22 de junho de 2012. Define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Escolar Indígena na Educação Básica. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 25 jun. 2012. Seção 1, p. 7.

CIMI - Conselho Indigenista Missionário. Atare Xe Bajapoare: o primeiro dia de aula das crianças avá-canoeiro. 2023. Disponível em: https://cimi.org.br/. Acesso em: 9 jun. 2025.

FALS BORDA, Orlando. Investigación acción: Métodos de investigación social participativa. México: Siglo XXI, 1987.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 50. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1996.

HANI KARAJÁ, José. As madeiras e seus usos no universo sociocultural do povo Inỹ. 2015. Dissertação (Mestrado em Ciências do Ambiente) – Universidade Federal do Tocantins, Palmas, 2015.

IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Terras Indígenas do Cerrado Brasileiro. 2022. Disponível em: https://www.ibge.gov.br/estatisticas/sociais/saude/22827-censo-demografico-2022.html. Acesso em: 12 abr. 2025.

KOPENAWA, Davi; ALBERT, Bruce. A queda do céu: palavras de um xamã Yanomami. São Paulo: Companhia das Letras, 2015.

KRENAK, Ailton. Ideias para adiar o fim do mundo. São Paulo: Companhia das Letras, 2019.

LIMA, Sélvia Carneiro de. A permanência do estranho: os Karajá, os Tori e as disputas territoriais do Cerrado goiano. 2010. Dissertação (Mestrado em Geografia) – Instituto de Estudos Socioambientais, Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2010.

MOURA, Marlene Castro Ossami de. Os Tapuios do Carretão. In: MOURA, Marlene Castro Ossami de (coord.). Índios de Goiás: uma perspectiva histórico-cultural. Goiânia: Ed. da UCG; Ed. Vieira; Ed. Kelps, 2006. p. 153-220.

MUNDURUKU, Daniel. O caráter educativo do movimento indígena brasileiro (1970-1990). São Paulo: Paulinas, 2012.

NAZARENO, Edson. PIBID-Diversidade: construção de bases epistemológicas na formação de professores indígenas. Crítica Educativa, Sorocaba, v. 3, n. 2 (Especial), p. 493-506, jan./jun. 2017. DOI: https://doi.org/10.22476/revcted.v3i2.155

NUNES, Benedito Heidegger. Ser e tempo. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2013.

POTIGUARA, Eliane. Metade cara, metade máscara. São Paulo: Global Editora, 2004.

RODRIGUES, Eunice da Rocha Moraes. Processo sócio-histórico de formação do português Tapuia. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Intercultural) – Núcleo Takinahakỹ, Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2011.

RODRIGUES, Patrícia de Mendonça. Os Avá-Canoeiro do Araguaia e o tempo do cativeiro. Anuário Antropológico, v. 38, n. 1, 2013. DOI: https://doi.org/10.4000/aa.402

SILVA, Cristian Teófilo. Cativando Maira: a sobrevivência Avá-Canoeiro no Alto Rio Tocantins. 2005. Tese (Doutorado em Antropologia Social) – Universidade de Brasília, Brasília, 2005.

SILVA, Lorranne Gomes da. Avá-Canoeiro: a resistência dos bravos no Cerrado do norte goiano: do lugar ao território. 2010. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) – Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2010.

SILVA, Lorranne Gomes da. Singrar rios, morar em cavernas e furar jatóka: ressignificações culturais, socioespaciais e espaços de aprendizagens da família Avá-Canoeiro do rio Tocantins. 2016. Tese (Doutorado em Geografia) – Instituto de Estudos Socioambientais, Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2016.

SILVA, Lorranne Gomes da; LIMA, Sélvia Carneiro de; SOUZA, Elizabete Aparecida. Povos indígenas de Goiás: Karajá, Tapuio e Avá-Canoeiro. Revista Temporis [ação], v. 18, n. 1, p. 146-171, jan./jun. 2018.

TORAL, André Amaral. Situação e perspectiva de sobrevivência dos Avá-Canoeiro. Rio de Janeiro: PPGAS/MN/UFRJ, 1984.

TRINDADE, Israel Elias. O fenômeno da monotongação no português Tapuio. 2009. Dissertação (Mestrado em Letras e Linguística) – Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2009.

Published

2025-11-14

Issue

Section

Edição Especial: Geografias Fora do Eixo: Decolonialidade e Soberanias na América Latina

How to Cite

TAPUIA , Eunice Pirkodi Caetano Moraes; ÃWA, Kamutaja Silva; KARAJÁ, Vanessa Hãtxu de Moura; SILVA, Lorranne Gomes da. Povos indígenas do Cerrado Awã (Avá-Canoeiro), Inỹ (Karajá) e Tapuia e a luta pelo território: práticas de resistências e pesquisa-ação participativa. Revista Campo-Território, Uberlândia, v. 20, n. 60, p. 67–81, 2025. DOI: 10.14393/RCT206079926. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/campoterritorio/article/view/79926. Acesso em: 5 dec. 2025.

Most read articles by the same author(s)