The Boa Esperança/Frutal (MG) community and the balances of campones unit ahead of advanced sugar cane agribusiness

Authors

DOI:

https://doi.org/10.14393/RCT153603

Abstract

Diante da expansão das lavouras de cana-de-açúcar e do agronegócio canavieiro no Triângulo Mineiro, principalmente a partir da década de 2000, observamos novas (re)organizações territoriais que incorporam elementos às estratégias de reprodução social dos camponeses dessa região, estabelecidas a partir da relação entre a lógica corporativa da produção sucroenergética e a agricultura camponesa. A comunidade Boa Esperança, localizada no município de Frutal (MG), tem em seu histórico uma produção camponesa diversificada, porém, o processo de avanço do front canavieiro vem limitando e impondo uma série de transformações e, consequentemente, adaptações no âmbito produtivo e sociocultural das famílias. Esse movimento se evidenciou a partir do ano de 2006, com a instalação de duas usinas do setor no município. Nesse sentido, o presente artigo tem como objetivo apresentar as análises e resultados obtidos em minha pesquisa de mestrado pela Universidade Federal de Uberlândia, onde tais aspectos foram discutidos a partir da noção de equilíbrios camponeses proposta por Jan Douwe van der Ploeg, reavaliando a conjuntura que possibilitou a nova dinâmica observada na comunidade, as características das organizações camponesas nessa comunidade, e as estratégias estabelecidas a partir do embate entre o território do capital e o camponês.

Downloads

Author Biographies

  • Heitor Nascimento Mendes, Universidade Federal de Uberlândia

    Doutorando em Geografia pela Universidade Federal de Uberlândia.

  • Marcelo Cervo Chelotti, Universidade Federal de Uberlândia

    Docente do Instituto de Geografia da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Membro do Laboratório de Geografia Agrária (LAGEA)

     

Published

2020-07-03

How to Cite

MENDES, Heitor Nascimento; CHELOTTI, Marcelo Cervo. The Boa Esperança/Frutal (MG) community and the balances of campones unit ahead of advanced sugar cane agribusiness. Revista Campo-Território, Uberlândia, v. 15, n. 36 Jul., p. 56–87, 2020. DOI: 10.14393/RCT153603. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/campoterritorio/article/view/52191. Acesso em: 16 jul. 2025.

Most read articles by the same author(s)