A agroecologia e a multirreferencialidade do currículo

Autores

  • Angela Barthes Aix-Marseille Université, França https://orcid.org/0000-0002-7035-0909
  • Tatiane Cristina Fernandes Basconi Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), Brasil https://orcid.org/0009-0009-4321-4870
  • Elena Elizabeth Lengthorn University of Worcester, Reino Unido
  • Véronique Chalando Aix-Marseille Université, França
  • Anne-Françoise Gibert École Normale Supérieure de Lyon, França
  • José Gilberto de Souza Universidade Estadual Paulista (UNESP - C. Rio Claro), Brasil https://orcid.org/0000-0002-5961-714X

DOI:

https://doi.org/10.14393/RCT195473255

Palavras-chave:

agroecologia, sustentabilidade, educação política, currículo, justiça social

Resumo

O ensino da agroecologia questiona suas referências e seu posicionamento entre ciência, prática e política. O conhecimento estruturante deve estar estabelecido nas epistemologias do conhecimento politicamente situado, ou seja, um conhecimento que  se processa com intencionalidade dos sujeitos sociais na transformação concreta do real . Neste sentido, é importante exigir a multirreferencialidade, a problematização e o reconhecimento das relações de poder e de injustiça. Propomos refletir sobre os objetivos da educação intencionalmente débil ou solida e explicá-los através de um modelo de educação política aplicado à agroecologia. A discussão centra-se nas possibilidades curriculares de uma educação transformadora que inclua, entre outras coisas, a complexidade das questões em jogo, a interdependência dos sistemas, a interdisciplinaridade e a justiça social.

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Biografia do Autor

  • Angela Barthes, Aix-Marseille Université, França

    Geógrafa e professora universitária de educação na Universidade de Aix-Marseille-Sud, na França. Suas áreas de pesquisa e formação de professores são educação ambiental e desenvolvimento sustentável, clima, territórios e espaços rurais.

  • Tatiane Cristina Fernandes Basconi, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), Brasil

    Doutoranda em Geografia, possui graduação em Geografia e Mestrado pela UNESP/Câmpus de Rio Claro. É Professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), Câmpus Catanduva. 

  • Elena Elizabeth Lengthorn, University of Worcester, Reino Unido

    Líder da disciplina de Geografia do PGCE. Líder do Grupo de Interesse Especial em Educação para Futuros Sustentáveis (ESF SIG) e pesquisadora sobre currículo e emergência climática na Escola de Educação - Universidade de Worcester.

  • Véronique Chalando, Aix-Marseille Université, França

    Professora de Agronomia, Biologia e Ecologia na Universidade de Aix-Marseille-Sud, na França e especialista em agroecologia e educação climática.

  • Anne-Françoise Gibert, École Normale Supérieure de Lyon, França
    Engenheira Agrônoma, atualmente é engenheira de pesquisa na Canopé e pesquisadora em educação para o desenvolvimento sustentável.
  • José Gilberto de Souza, Universidade Estadual Paulista (UNESP - C. Rio Claro), Brasil
    Geógrafo - Professor dos Programas de Pós-Graduação em Geografia (UNESP - Rio Claro) e Desenvolvimento Territorial da América Latina e Caribe (UNESP-IPPRI - São Paulo), pesquisador nas temáticas de ensino de Geografia, Geografia Agrária, Geografia Econômica e teoria e método em Geografia.  

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Publicado

17-05-2024

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

BARTHES, Angela; BASCONI, Tatiane Cristina Fernandes; LENGTHORN, Elena Elizabeth; CHALANDO, Véronique; GIBERT, Anne-Françoise; SOUZA, José Gilberto de. A agroecologia e a multirreferencialidade do currículo. Revista Campo-Território, Uberlândia, v. 19, n. 54, p. 175–195, 2024. DOI: 10.14393/RCT195473255. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/campoterritorio/article/view/73255. Acesso em: 13 mar. 2025.