Sentipensar o debate socioambiental

contribuições de Carlos Rodrigues Brandão e Orlando Fals Borda

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/RCT195371121

Palavras-chave:

saberes, natureza, participação, comunicação

Resumo

O presente texto tem por objetivo sentipensar as contribuições da pesquisa-participante para/no debate socioambientais, tendo como ponto de partida as contribuições de Carlos Rodrigues Brandão e Orlando Fals Borda. Nesse exercício, buscamos identificar contribuições desses autores, respeitando diferenças e princípios fundamentais de suas práticas epistemológicas e ontológicas, no movimento de produção de conhecimentos. Assim, tomamos algumas de suas obras, como inspiração para a realização de nossa pesquisa, tendo em vista aspectos como participação, comunicação sistemática, relação sujeito-sujeito e compromisso político e social. Nesse sentido, percebemos alguns elementos de aproximação entre os autores, atentas às suas abordagens e concepções acerca do fazer ‘ciência’ com e para os sujeitos. Por fim, cabe destacar que apesar dos pontos de divergência identificados, podemos perceber um aspecto fundamental de convergência, sendo a produção de conhecimentos contextualizados, num ritmo de aproximação respeitosa entre universidade e comunidade-lugar. Assim, tanto na pesquisa participante quanto na Investigação-ação-participativa, percebe-se a construção de abordagens que são diferentes, mas não antagônicas, podendo estas serem, em alguns casos (singulares e contextualizadas), tomadas como complementares.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Pamela Cichoski, Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)

Graduada em Geografia e mestre em Desenvolvimento Rural Sustentável pela Unioeste, doutoranda em Desenvolvimento Regional pela UTFPR, bolsista CAPES.

Hieda Maria Pagliosa Corona, Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)

Professora do PPGDR/UTFPR. Doutora em Meio Ambiente e Desenvolvimento pela Universidade Federal do Paraná; Líder do Grupo de Estudos Ariadne. 

Marlize Rubin-Oliveira, Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)

Professora do PPGDR/UTFPR. Coordenadora do Grupo de Estudos sobre Universidade (GEU). Doutora em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

 

Downloads

Publicado

14-04-2024

Como Citar

CICHOSKI, P.; CORONA, H. M. P.; RUBIN-OLIVEIRA, M. Sentipensar o debate socioambiental: contribuições de Carlos Rodrigues Brandão e Orlando Fals Borda. Revista Campo-Território, Uberlândia, v. 19, n. 53, p. 32–50, 2024. DOI: 10.14393/RCT195371121. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/campoterritorio/article/view/71121. Acesso em: 19 jul. 2024.

Edição

Seção

Trabalho de Campo e a Pesquisa Participante: a contribuição de Carlos Rodrigues Brandão