A educação no campo e as (Re)Existências camponesas em Piracanjuba (GO)

a Escola Municipal de Educação Básica Urbano Pedro Guimarães e as Comunidades Camponesas

Autores

  • Paulo Henrique Santos Nogueira Universidade Federal de Goiás https://orcid.org/0000-0001-9155-4049
  • Marcelo Rodrigues Mendonça Universidade Federal de Goiás
  • Janãine Daniela Pimentel Lino Carneiro Universidade Estadual de Goiás

DOI:

https://doi.org/10.14393/RCT174611

Palavras-chave:

Educação no campo, Campesinato, (Re)Existência, Comunidade Camponesa, Piracanjuba (GO)

Resumo

Ao contrário do que se constitui no imaginário popular acerca da “vida pacata”, o campo é espaço de contradições, lutas, conflitos. Embora as forças hegemonizadoras do capital tenham se firmado como principal agente ordenador do território, o capital não se consolida completamente, pois há os movimentos de enfrentamento político por parte daqueles que fogem à lógica do sistema capitalista de produção. Os camponeses e outros sujeitos que vivem do labor na terra, a partir da territorialização das empresas capitalistas, constroem as chamadas (Re)Existências, ou seja, (Re)Existem para continuar Existindo. Nessa perspectiva, compreendeu-se a relação entre a Educação desenvolvida nas escolas rurais em Piracanjuba enquanto (Re)Existências camponesas no Município. Especificamente, nesta pesquisa buscou-se analisar a relação entre a Escola Municipal de Educação Básica Urbano Pedro Guimarães e a Comunidade Areia, verificando a contribuição da educação no campo como instrumento de fortalecimento das famílias camponesas na terra.

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Biografia do Autor

  • Paulo Henrique Santos Nogueira, Universidade Federal de Goiás

    Mestrando em Geografia IESA/UFG – Goiânia (GO).

  • Marcelo Rodrigues Mendonça, Universidade Federal de Goiás

    Professor Associado III dos Cursos de Graduação e PPGeo e Ciências Ambientais UFG e Universidade Federal de Catalão.

  • Janãine Daniela Pimentel Lino Carneiro, Universidade Estadual de Goiás

    Professora do Curso de Geografia (UEG) - Campus Morrinhos.

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Publicado

26.10.2022

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

NOGUEIRA, Paulo Henrique Santos; MENDONÇA, Marcelo Rodrigues; CARNEIRO, Janãine Daniela Pimentel Lino. A educação no campo e as (Re)Existências camponesas em Piracanjuba (GO) : a Escola Municipal de Educação Básica Urbano Pedro Guimarães e as Comunidades Camponesas. Revista Campo-Território, Uberlândia, v. 17, n. 46 Ago., p. 244–271, 2022. DOI: 10.14393/RCT174611. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/campoterritorio/article/view/65453. Acesso em: 18 maio. 2025.