Estrangeirização de terras em Mato Grosso do Sul

impactos e resistências do MST no contexto da territorialização da Louis Dreyfus Company em Rio Brilhante

Autores

  • Lara Dalperio Buscioli Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - Faculdade de Ciências e Tecnologia https://orcid.org/0000-0002-9741-6883

DOI:

https://doi.org/10.14393/RCT153805

Resumo

O estado do Mato Grosso do Sul se coloca no ranking brasileiro da estrangeirização de terras em terceiro lugar, expressividade que está baseada no seu processo de criação e nas políticas governamentais que deram subsídios para a territorialização de empresas de capital internacional. Compreendemos este processo como o de apropriação de terras para vários fins, acirrando os conflitos entre diferentes sujeitos. Neste trabalho, debatemos os impactos da territorialização do grupo francês Louis Dreyfus Company (LDC) em Rio Brilhante e as resistências por parte do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) nos assentamentos PA Margarida Alves, PA Silvio Rodrigues e PA São Judas. Assim, os impactos causados estão vinculados à perda da produção de alimentos e contaminação ambiental devido à pulverização do agrotóxico utilizado na cana-de-açúcar, bem como da saúde com problemas respiratórios, gastrointestinais e de envenenamento/intoxicação. Com os impactos sofridos, o MST resiste por meio de ações de enfrentamento direto com as manifestações e reuniões com o objetivo de impedir a entrada da LDC nos assentamentos e o tráfego de seus caminhões, com as resistências produtivas por meio do trabalho e da comercialização dos produtos.

Palavras-chave: Estrangeirização de Terras. Louis Dreyfus Company. Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra. Resistências. Impactos Socioterritoriais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lara Dalperio Buscioli, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - Faculdade de Ciências e Tecnologia

Mestranda pelo Programa de Pós-graduação em Geografia da Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" -  Faculdade de Ciências e Tecnologia. Área de pesquisa: estrangeirização de terras, luta pela terra, luta pela reforma agrária, movimentos sociais/socioterritoriais, camponeses e indígenas.

Downloads

Publicado

26-02-2021

Como Citar

DALPERIO BUSCIOLI, L. Estrangeirização de terras em Mato Grosso do Sul: impactos e resistências do MST no contexto da territorialização da Louis Dreyfus Company em Rio Brilhante . Revista Campo-Território, Uberlândia, v. 15, n. 38 Dez., p. 106–142, 2021. DOI: 10.14393/RCT153805. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/campoterritorio/article/view/55302. Acesso em: 24 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)