Trabalho tradicional em comunidade quilombola

direito à terra, cultura e identidade

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/RCT153811

Resumo

O artigo tem por finalidade analisar o trabalho tradicional em comunidade quilombola na localidade de Palmas-PR. Assim, em primeiro momento por meio de  pesquisa bibliográfica, documental e de campo exploratória,   com abordagem qualitativa, buscou-se compreender quilombola na história social brasileira e sua evolução conceitual. Após a aproximação com a  comunidade quilombola em estudo, realizaram-se entrevistas semiestruturadas com os dirigentes quilombolas para compreender o trabalho tradicional, sua importância e possibilidades. A conclusão encontrada foi que o trabalho tradicional quilombola é uma opção de trabalho não alienado que possibilita meios concretos de preservar a cultura e a identidade quilombola na localidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Diórgenes de Moraes Correia Alves, Instituto Federal do Paraná, Campus Curitiba

Graduação em Letras e Direito ( UFPR).  Pós-graduação em Direito e Processo do Trabalho (UNIDERP). Mestrado em Desenvolvimento pela PPGDR/UTFPR. Professor Direito e Línguistica aplicada no Instituto Federal do Paraná, Campus Curitiba, Curitiba, Brasil.

Maria de Lourdes Bernartt, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Licenciada em Letras/Inglês. Mestre e Doutora em Educação (UNICAMP). PhD em Educação. Docente do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional da UTFPR Câmpus Pato Branco. Líder do Grupo de Pesquisa Políticas Públicas, Educação e Direitos Humanos (GPPEDH).

Downloads

Publicado

23-04-2021

Como Citar

DE MORAES CORREIA ALVES, D. .; BERNARTT, M. de L. Trabalho tradicional em comunidade quilombola: direito à terra, cultura e identidade. Revista Campo-Território, Uberlândia, v. 15, n. 38 Dez., p. 282–312, 2021. DOI: 10.14393/RCT153811. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/campoterritorio/article/view/54888. Acesso em: 15 jul. 2024.

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)