O salário por peça na cafeicultura da região geográfica intermediária de Varginha-MG

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/RCT153606

Resumo

A categoria salário por peça, analisada por Karl Marx em O Capital, é atual para discutir o trabalho na cafeicultura da região geográfica intermediária de Varginha, situada no sul do estado de Minas Gerais, a qual possui sua economia estruturada na produção cafeeira há mais de um século. Durante o período da colheita, a maioria dos apanhadores de café é paga pela produtividade de seu trabalho, isto é, pelo número de medidas de café colhidas, caracterizando o salário por peça. Destarte, foi avaliada a maneira como esta modalidade de remuneração promove a intensificação e a exploração do trabalho na conjuntura agrária sul-mineira. A pesquisa bibliográfica, a análise documental, o trabalho de campo e as entrevistas semiestruturadas forneceram o arcabouço teórico-metodológico para a realização deste estudo.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Lucas Guedes Vilas Boas, Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais/Universidade Federal de Minas gerais

    Licenciado e Bacharel em Geografia - UFJF, especialista em Ciências Humanas e Saúde - UFJF, mestre em Geografia - UFJF, doutorando em Geografia - UFMG e Professor Adjunto - CEFET-MG.

  • Fábio Luiz Tezini Crocco, Instituto Tecnológico de Aeronáutica
    Doutor em Ciências Sociais pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Professor Adjunto do Instituto Tecnológico de Aeronáutica.

Downloads

Publicado

03.07.2020

Como Citar

VILAS BOAS, Lucas Guedes; CROCCO, Fábio Luiz Tezini. O salário por peça na cafeicultura da região geográfica intermediária de Varginha-MG. Revista Campo-Território, Uberlândia, v. 15, n. 36 Jul., p. 140–168, 2020. DOI: 10.14393/RCT153606. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/campoterritorio/article/view/50714. Acesso em: 12 jul. 2025.