Caracterização social e ambiental dos agricultores familiares do assentamento Mirassolzinho I em Jauru-MT em apoio ao desenvolvimento rural municipal

Autores

  • Leandro Batista da Silva Universidade do Estado de Mato Grosso
  • Sandra Mara Alves da Silva Neves Universidade do Estado de Mato Grosso/Departamento de Geografia
  • Ronaldo José Neves Universidade do Estado de Mato Grosso/Departamento de Geografia
  • Santino Seabra Júnior Universidade do Estado de Mato Grosso/Departamento de Agronomia

DOI:

https://doi.org/10.14393/RCT112505

Resumo

A identificação das necessidades socioambientais e das potencialidades da agricultura familiar é relevante para subsidiar o aprimoramento e a proposição de políticas públicas de desenvolvimento rural. Objetivou-se caracterizar, na perspectiva socioambiental, a agricultura familiar no assentamento Mirassolzinho I em Jauru-MT, visando a geração de subsídios que contribuam para o desenvolvimento rural municipal. Para obtenção dos dados quali-quantitativos realizou-se entrevistas semi-estruturadas, associadas a observações de campo, com registros fotográficos para subsidiar a análise. Os resultados demonstraram a necessidade do acesso e/ou implementação de políticas públicas pautadas na diversificação da produção, na orientação ambiental e valorização da agricultura familiar pela sociedade local. Denotam fatores preocupantes à realidade pesquisada, o envelhecimento e a evasão dos jovens da terra pode comprometer a sucessão familiar dos conhecimentos acerca da lida com a terra e causar a perda das tradições culturais locais. Verificou-se que há carência de conhecimento dos agricultores em relação à conservação ambiental, em função da ausência de assistência técnica rural.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Leandro Batista da Silva, Universidade do Estado de Mato Grosso

Mestrado no Programa de Pós Graduação Stricto Sensu em Ambiente e Sistema de Produção Agrícola pela Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT). Possui graduação em Agronomia pela Universidade do Estado de Mato Grosso (2012). Assessor Territorial para a Inclusão Produtiva (ATIP) junto ao projeto de extensão: Núcleo de extensão em desenvolvimento Territorial da Grande Cáceres: uma estratégia de desenvolvimento sustentável por meio de ações que fortaleçam a produção agroecológica, agroindustrialização, comercialização e a atuação das mulheres (CNPq/MDA/SPM-PR Nº 11/2014) e Membro do Grupo de Pesquisa em Sensoriamento Remoto, Ensino e Pesquisa em Geografia (SERPEGEO/UNEMAT). Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em Fitotecnia, Olericultura e Extensão Rural atuando principalmente nos seguintes temas: manejo da vegetação espontânea, hortaliças, plantio direto (cobertura do solo), temperatura do solo, agricultura familiar e sensoriamento remoto.

Sandra Mara Alves da Silva Neves, Universidade do Estado de Mato Grosso/Departamento de Geografia

Licenciatura plena e bacharelado em Geografia pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (1993), mestrado em Geografia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1999) na área de concentração Planejamento Ambiental e doutorado em Ciências (Geografia) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2006) na área de concentração Gestão e Planejamento Ambiental. Atualmente é professora adjunta da Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT, lotada no Campus Jane Vanini, na cidade de Cáceres/MT e docente permanente nos Programas de pós-graduação stricto sensu em Ambiente e Sistemas de Produção Agrícola e Geografia, ambos da UNEMAT, sediados respectivamente nos Campi de Tangará da Serra e Cáceres.

Ronaldo José Neves, Universidade do Estado de Mato Grosso/Departamento de Geografia

Licenciatura Plena e Bacharelado em Geografia pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul em 1993, o mestrado em Geografia pela Universidade Estadual de Maringá em 2002 e o doutorado em Ciências (Geografia) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro em 2008.

Santino Seabra Júnior, Universidade do Estado de Mato Grosso/Departamento de Agronomia

Graduação em Engenharia Agronômica pela Universidade de Marília (1999), mestrado (2002) e doutorado (2005) em Agronomia (Horticultura) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Atualmente é professor em regime de dedicação exclusiva da Universidade do Estado de Mato Grosso, do curso de Agronomia/Nova Mutum. Ministra as disciplinas de Horticultura, Olericultura e Trabalho de Conclusão de Curso. Além de atuar nos mestrados: Ambiente e Sistema de Produção; Biodiversidade e Agroecossistemas Amazônicos. Atua na Comitê Assessor de Popularização da Ciência na FAPEMAT. Vem atuando em projetos de pesquisas, extensão e interface ensino, pesquisa e extensão. Desenvolve trabalhos relacionados as linhas de pesquisa: Horticultura e sociedade; Manejo e produção de espécies hortícolas (plantio direto de hortaliças; cultivo protegido; hortaliças não convencionais).

Downloads

Publicado

31-12-2016

Como Citar

SILVA, L. B. da; NEVES, S. M. A. da S.; NEVES, R. J.; SEABRA JÚNIOR, S. Caracterização social e ambiental dos agricultores familiares do assentamento Mirassolzinho I em Jauru-MT em apoio ao desenvolvimento rural municipal . Revista Campo-Território, Uberlândia, v. 11, n. 25 Dez., 2016. DOI: 10.14393/RCT112505. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/campoterritorio/article/view/34149. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)