O papel das políticas públicas na promoção do desenvolvimento rural em Moçambique - distrito de Malema, província de Nampula

Autores

  • Isaias Mutombo Mafavisse UFG, campus Jataí-GO
  • Evandro César Clemente Universidade Federal de Goiás, Campus Jataí

DOI:

https://doi.org/10.14393/RCT112205

Resumo

O trabalho tem como objetivo principal analisar o papel das políticas públicas na promoção do desenvolvimento rural em Moçambique, procurando identificar os entraves (bloqueios) que dificultam a inserção de melhorias (na produtividade e na geração de renda) aos pequenos agricultores do Distrito de Malema, a partir da implementação do Programa Nacional de Desenvolvimento Agrário (PROAGRI). O trabalho baseou-se na pesquisa bibliográfica, documental e de sistematização de dados coletados no campo, com a aplicação de formulário e realização de entrevistas de forma aleatória a 61 agricultores. Os resultados da pesquisa apontam que em Malema, a implementação do PROAGRI, em sua primeira e segunda fase, não contemplou plenamente as perspectivas das políticas no formato bottom - up. Os pequenos agricultores não se sentiram incluídos no processo e, a maior parcela deles, inclusive, desconhece a existência do mesmo. Sua implementação se deu em curto prazo e, no momento da finalização, ficou sem mecanismos de manutenção e de garantia da sustentabilidade das ações que foram desenvolvidas, sendo que estas, mesmo tendo sido implementadas, não foram suficientes para dotar os pequenos agricultores de plena capacidade de produção e para a melhoria das condições de sobrevivência.

Downloads

Biografia do Autor

  • Isaias Mutombo Mafavisse, UFG, campus Jataí-GO
    Departamento de Geografia, organização e gestão do espaço no domínio do cerrado brasileiro.

Downloads

Publicado

02.12.2016

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

MAFAVISSE, Isaias Mutombo; CLEMENTE, Evandro César. O papel das políticas públicas na promoção do desenvolvimento rural em Moçambique - distrito de Malema, província de Nampula. Revista Campo-Território, Uberlândia, v. 11, n. 22 Abr., 2016. DOI: 10.14393/RCT112205. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/campoterritorio/article/view/31607. Acesso em: 8 maio. 2025.