Política de desenvolvimento territorial rural no Brasil: limites da concepção de ruralidade e de territórios rurais
DOI:
https://doi.org/10.14393/RCT81619867Palavras-chave:
Relação campo-cidade, Ruralidade, Política de Desenvolvimento Territorial, Territórios Rurais, BrasilResumo
O propósito imediato deste texto é realizar uma reflexão preliminar sobre o conteúdo da política territorial do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), mais especificamente, no que concerne a definição dos "territórios rurais" como categoria que permitiu propor as delimitações espaciais de operação do Programa Nacional de Desenvolvimento Sustentável dos Territórios Rurais (PNDSTR). Para cumprir esta empreitada nos debruçamos na realização de uma sistematização do debate sobre a noção de ruralidade no campo das humanidades, considerando sua centralidade para subsidiar a tarefa proposta. Em linhas gerais, a análise do conteúdo dos documentos oficiais aponta uma secundarização da discussão sobre a ruralidade, o negligenciamento das leituras que propugnam a conformação de novas ruralidades no território brasileiro e o limite da metodologia de delimitação dos "territórios rurais".Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
19-08-2013
Como Citar
COELHO NETO, A. S. Política de desenvolvimento territorial rural no Brasil: limites da concepção de ruralidade e de territórios rurais . Revista Campo-Território, Uberlândia, v. 8, n. 16 Ago., p. 152–169, 2013. DOI: 10.14393/RCT81619867. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/campoterritorio/article/view/19867. Acesso em: 19 nov. 2024.
Edição
Seção
Artigos
Licença
Copyright (c) 2022 Revista Campo-Território
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.