Produção familiar, conservação ambiental e turismo no espaço rural da microrregião de Itajubá, Minas Gerais

Autores

  • Alexandre Carvalho de Andrade Universidade Estadual Paulista - campus de Rio Claro; Universidade do Vale do Sapucaí (Pouso Alegre).
  • Enéas Rente Ferreira Universidade Estadual Paulista - campus de Rio Claro

DOI:

https://doi.org/10.14393/RCT81617550

Palavras-chave:

Relações sociedade–natureza, Desenvolvimento regional, Turismo, Conservação ambiental, Produção rural familiar

Resumo

O presente trabalho tem o objetivo de demonstrar as condições socioeconômicas e do uso do território na microrregião de Itajubá, Sul de Minas Gerais. Tendo em vista que as relações entre sociedade, natureza e economia estão se tornando cada vez mais complexas na sociedade pós-moderna, os territórios necessitam de ter estratégias para, assim, atingir o desenvolvimento socioeconômico e utilizar adequadamente dos seus recursos naturais. Na microrregião de Itajubá é crescente o interesse pela conservação ambiental e pelo desenvolvimento do turismo, porém, tal situação pode resultar em consideráveis impactos socioambientais aos seus moradores, em especial aos que habitam e produzem no espaço rural.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alexandre Carvalho de Andrade, Universidade Estadual Paulista - campus de Rio Claro; Universidade do Vale do Sapucaí (Pouso Alegre).

Geógrafo, especialista em Geografia do Turismo, mestre em Geografia e doutorando em Geografia: Organização do Espaço (Unesp/Rio Claro). Professor e Pesquisador do Departamento de História (Univás/Pouso Alegre).

Enéas Rente Ferreira, Universidade Estadual Paulista - campus de Rio Claro

Bacharel em Geografia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - Campus Rio Claro, mestrado em Geografia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - Campus Rio Claro, doutorado em Engenharia de Transportes pela Universidade de São Paulo e Livre Docente em Transportes pela Universidade Estadual Paulista - Campus Rio Claro. Professor Adjunto da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - Campus Rio Claro, no Departamento de Geografia, Graduação e Pós-Graduação em Geografia. Coordena o Núcleo de Estudos Agrários (NEA) da Unesp - Rio Claro.

Downloads

Publicado

19-08-2013

Como Citar

ANDRADE, A. C. de; FERREIRA, E. R. Produção familiar, conservação ambiental e turismo no espaço rural da microrregião de Itajubá, Minas Gerais . Revista Campo-Território, Uberlândia, v. 8, n. 16 Ago., p. 315–341, 2013. DOI: 10.14393/RCT81617550. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/campoterritorio/article/view/17550. Acesso em: 28 fev. 2024.

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)