Capital social e desenvolvimento territorial: uma abordagem teórico-conceitual
DOI:
https://doi.org/10.14393/RCT71417207Palavras-chave:
Capital social, Desenvolvimento territorial, Desenvolvimento endógeno, Capacitação social, Comunidades locaisResumo
O capital social reúne elementos típicos da economia e da sociologia e aposta, para o desenvolvimento, na capacitação social da população de uma determinada região (em termos políticos, civis e educacionais). Esse desenvolvimento não depende exclusivamente de fatores externos, mas, ao contrário, tem suas bases dentro do próprio território e em suas potencialidades, que vão além dos atributos físicos, valorizando também o potencial social, a capacidade de sua população para conduzir o desenvolvimento regional. Para tanto, é preciso superar a visão de um desenvolvimento setorial e buscar o desenvolvimento territorial, que articula as várias capacidades locais para o crescimento do todo. Assim, o objetivo deste artigo é compreender o capital social no processo de desenvolvimento territorial, em contraposição ao desenvolvimento setorial, a partir de abordagens teóricas.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
20-08-2012
Como Citar
FERREIRA, Éricka S.; PESSÔA, V. L. S. Capital social e desenvolvimento territorial: uma abordagem teórico-conceitual . Revista Campo-Território, Uberlândia, v. 7, n. 14 Ago., 2012. DOI: 10.14393/RCT71417207. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/campoterritorio/article/view/17207. Acesso em: 5 nov. 2024.
Edição
Seção
Artigos
Licença
Copyright (c) 2022 Revista Campo-Território
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.