Capital social e desenvolvimento territorial: uma abordagem teórico-conceitual

Auteurs-es

  • Éricka Sales Ferreira Universidade de Brasília (UnB). Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)
  • Vera Lúcia Salazar Pessôa Universidade Federal do Goiás - UFG/Campus Catalão

DOI :

https://doi.org/10.14393/RCT71417207

Mots-clés :

Capital social, Desenvolvimento territorial, Desenvolvimento endógeno, Capacitação social, Comunidades locais

Résumé

O capital social reúne elementos típicos da economia e da sociologia e aposta, para o desenvolvimento, na capacitação social da população de uma determinada região (em termos políticos, civis e educacionais). Esse desenvolvimento não depende exclusivamente de fatores externos, mas, ao contrário, tem suas bases dentro do próprio território e em suas potencialidades, que vão além dos atributos físicos, valorizando também o potencial social, a capacidade de sua população para conduzir o desenvolvimento regional. Para tanto, é preciso superar a visão de um desenvolvimento setorial e buscar o desenvolvimento territorial, que articula as várias capacidades locais para o crescimento do todo. Assim, o objetivo deste artigo é compreender o capital social no processo de desenvolvimento territorial, em contraposição ao desenvolvimento setorial, a partir de abordagens teóricas.

Téléchargements

Les données de téléchargement ne sont pas encore disponible.

Biographies de l'auteur-e

  • Éricka Sales Ferreira, Universidade de Brasília (UnB). Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)

    Mestre em Geografia pela UnB. Pesquisadora-Tecnologista do INEP.

  • Vera Lúcia Salazar Pessôa, Universidade Federal do Goiás - UFG/Campus Catalão

    Professora do Programa de Pós-Graduação em Geografia. Membro do NEPSA.

Téléchargements

Publié

2012-08-20

Numéro

Rubrique

Artigos

Comment citer

FERREIRA, Éricka Sales; PESSÔA, Vera Lúcia Salazar. Capital social e desenvolvimento territorial: uma abordagem teórico-conceitual . Revista Campo-Território, Uberlândia, v. 7, n. 14 Ago., 2012. DOI: 10.14393/RCT71417207. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/campoterritorio/article/view/17207. Acesso em: 15 déc. 2025.

Articles les plus lus du,de la,des même-s auteur-e-s

1 2 > >>