“APESAR DE VOCÊ, AMANHÃ HÁ DE SER OUTRO DIA” : PESQUISA E PRÁTICA DA GEOGRAFIA E DA EDUCAÇÃO EM TEMPOS E ESPAÇOS EXCEPCIONAIS.

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/RCG239060917

Palavras-chave:

Pandemia da Covid-19, Ebó epistemológico e curricular, Produção de encantamento, Política pública de educação emancipatória

Resumo

Vivemos tempos e espaços difíceis e excepcionais de experienciar no Brasil há um ano. A indignação com o processo em vigência é tamanha que é inviável denominá-lo. Propor-nos-emos a denunciar este massacre e, ademais, anunciar os encaminhamentos de uma política pública de educação, na área da geografia para a formação docente, de geração de encantamento em oposição crítica à necropolítica como modo de operação do atual poder político, jurídico e econômico no país. Qualificaremos o processo de descolonização dos documentos prescritivos de currículo, naquilo que definiremos como ebó epistemológico e curricular – e, de igual modo, a experiência inicial com este documento produzido para atender, em especial, a relação do campo com o contexto pandêmico e o formato remoto emergencial. A epistemologia e a respectiva pedagogia e a geografia feminista afrodiaspórica, por intermédio da aproximação das legislações reguladoras com os documentos de currículo para a educação das relações étnico-raciais e para os direitos humanos, nos induziram nos percursos teórico-conceituais. O engajamento comprometido com a proposta de escrita emancipatória foi amplamente compreendido e se demonstrou um mecanismo potente de produção de conhecimento geográfico-pedagógico em contexto de profunda excepcionalidade. Há indícios de correspondência positiva com a permanência na universidade, independentemente das adversidades.

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Biografia do Autor

Tatiana dos Santos Malheiros, Universidade Federal de Rondônia

Bacharel e Licenciada em Geografia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2002). Mestra (2006) e Doutora em Geografia pela Universidade Federal Fluminense (2016). Atualmente é Professora Adjunta II do Departamento Acadêmico de Geografia da Universidade Federal de Rondônia (UNIR), Coordenadora do LaBia - Grupo Didático e Geográfico de Ensino, Pesquisa e Extensão Beatriz Nascimento e Coordenadora do Estágio Supervisionado da Licenciatura em Geografia. Realiza pesquisas nas áreas de Geografia e Educação como mecanismo de Política Pública para a Igualdade de Direitos e a Diversidade de Existências e Ensino de Geografia do Clima com ênfase em Clima Urbano.

Isabella dos Santos Oliveira da Silva, Universidade Federal de Rondônia

Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de Rondônia (UNIR). Pesquisadora integrante do Grupo de Pesquisa Multidisciplinar em Educação e Infância da Universidade Federal de Rondônia (EDUCA/UNIR). Participa de pesquisas e estudos com financiamento do CNPq, CAPES e FAPERO sobre História e Historiografia da Educação com ênfase na escola rural, coordenado pelo Prof. Dr. Josemir Almeida Barros (UNIR - RO). 

Vanessa Alessandra dos Santos Vasconcellos Souza de Lima, Universidade Federal de Rondônia

Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de Rondônia (UNIR). Pesquisadora integrante do Grupo de Pesquisa Multidisciplinar em Educação e Infância da Universidade Federal de Rondônia (EDUCA/UNIR). Participa de pesquisas e estudos com financiamento do CNPq, CAPES e FAPERO sobre História e Historiografia da Educação com ênfase na escola rural, coordenado pelo Prof. Dr. Josemir Almeida Barros (UNIR - RO). 

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Publicado

08-12-2022

Como Citar

MALHEIROS, T. dos S.; DA SILVA, I. dos S. O.; DE LIMA, V. A. dos S. V. S. “APESAR DE VOCÊ, AMANHÃ HÁ DE SER OUTRO DIA” : PESQUISA E PRÁTICA DA GEOGRAFIA E DA EDUCAÇÃO EM TEMPOS E ESPAÇOS EXCEPCIONAIS. Caminhos de Geografia, Uberlândia, v. 23, n. 90, p. 90–107, 2022. DOI: 10.14393/RCG239060917. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/60917. Acesso em: 28 set. 2024.

Edição

Seção

Artigos