"IN SPITE OF YOU, TOMORROW WILL BE ANOTHER DAY”: RESEARCH AND PRACTICE OF GEOGRAPHY AND EDUCATION IN CRUCIAL TIMES AND CRITICAL PLACES

Authors

DOI:

https://doi.org/10.14393/RCG239060917

Keywords:

COVID-19 pandemic, Epistemological and curricular ebò, Enchantment promotion, Public policies for an emancipatory education

Abstract

Vivemos tempos e espaços difíceis e excepcionais de experienciar no Brasil há um ano. A indignação com o processo em vigência é tamanha que é inviável denominá-lo. Propor-nos-emos a denunciar este massacre e, ademais, anunciar os encaminhamentos de uma política pública de educação, na área da geografia para a formação docente, de geração de encantamento em oposição crítica à necropolítica como modo de operação do atual poder político, jurídico e econômico no país. Qualificaremos o processo de descolonização dos documentos prescritivos de currículo, naquilo que definiremos como ebó epistemológico e curricular – e, de igual modo, a experiência inicial com este documento produzido para atender, em especial, a relação do campo com o contexto pandêmico e o formato remoto emergencial. A epistemologia e a respectiva pedagogia e a geografia feminista afrodiaspórica, por intermédio da aproximação das legislações reguladoras com os documentos de currículo para a educação das relações étnico-raciais e para os direitos humanos, nos induziram nos percursos teórico-conceituais. O engajamento comprometido com a proposta de escrita emancipatória foi amplamente compreendido e se demonstrou um mecanismo potente de produção de conhecimento geográfico-pedagógico em contexto de profunda excepcionalidade. Há indícios de correspondência positiva com a permanência na universidade, independentemente das adversidades.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

  • Tatiana dos Santos Malheiros, Universidade Federal de Rondônia

    Bacharel e Licenciada em Geografia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2002). Mestra (2006) e Doutora em Geografia pela Universidade Federal Fluminense (2016). Atualmente é Professora Adjunta II do Departamento Acadêmico de Geografia da Universidade Federal de Rondônia (UNIR), Coordenadora do LaBia - Grupo Didático e Geográfico de Ensino, Pesquisa e Extensão Beatriz Nascimento e Coordenadora do Estágio Supervisionado da Licenciatura em Geografia. Realiza pesquisas nas áreas de Geografia e Educação como mecanismo de Política Pública para a Igualdade de Direitos e a Diversidade de Existências e Ensino de Geografia do Clima com ênfase em Clima Urbano.

  • Isabella dos Santos Oliveira da Silva, Universidade Federal de Rondônia

    Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de Rondônia (UNIR). Pesquisadora integrante do Grupo de Pesquisa Multidisciplinar em Educação e Infância da Universidade Federal de Rondônia (EDUCA/UNIR). Participa de pesquisas e estudos com financiamento do CNPq, CAPES e FAPERO sobre História e Historiografia da Educação com ênfase na escola rural, coordenado pelo Prof. Dr. Josemir Almeida Barros (UNIR - RO). 

  • Vanessa Alessandra dos Santos Vasconcellos Souza de Lima, Universidade Federal de Rondônia

    Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de Rondônia (UNIR). Pesquisadora integrante do Grupo de Pesquisa Multidisciplinar em Educação e Infância da Universidade Federal de Rondônia (EDUCA/UNIR). Participa de pesquisas e estudos com financiamento do CNPq, CAPES e FAPERO sobre História e Historiografia da Educação com ênfase na escola rural, coordenado pelo Prof. Dr. Josemir Almeida Barros (UNIR - RO). 

Published

2022-12-08

Issue

Section

Artigos

How to Cite

MALHEIROS, Tatiana dos Santos; DA SILVA, Isabella dos Santos Oliveira; DE LIMA, Vanessa Alessandra dos Santos Vasconcellos Souza. "IN SPITE OF YOU, TOMORROW WILL BE ANOTHER DAY”: RESEARCH AND PRACTICE OF GEOGRAPHY AND EDUCATION IN CRUCIAL TIMES AND CRITICAL PLACES. Caminhos de Geografia, Uberlândia, v. 23, n. 90, p. 90–107, 2022. DOI: 10.14393/RCG239060917. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/60917. Acesso em: 5 dec. 2025.