HACIA UNA EDUCACIÓN UNIVERSITARIA QUE CONTEMPLE LAS ECONOMÍAS ALTERNATIVAS
DOI:
https://doi.org/10.14393/RCG217750902Palavras-chave:
Educação Universitária, Economias alternativas, Repensar a Grade curricular, Projetos Interdisciplinares, Metodologia ParticipativaResumo
Na última década os Planos Curriculares estiveram derivando à uma formação técnico/tecnológica, nos quais se relegam as Ciências Humanas e Sociais a um segundo plano. Nesta conjuntura são muitas as vozes que se têm manifestado contrárias a este novo modelo universitário, no qual os conhecimentos tecnológicos se antepõem à formação integral do indivíduo, o que está reduzindo sua capacidade de analisar criticamente a complexidade da sociedade atual. O objetivo deste texto é debater a necessidade de repensar o atual modelo curricular universitário, de modo que considere perspectivas sociais e econômicas que ganharam relevância nas últimas décadas. Para isto propomos repensar os Planos Curriculares Universitários com a finalidade de que ponham ênfase na pluralidade de enfoques teóricos e metodológicos, na instituição de espaços de debate e de praxis que fomentem a formação de opiniões críticas ao atual paradigma de sociedade, e na procura de vias alternativas nas quais se inclui um leque de práticas que caracterizam as Economias Alternativas.
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