HACIA UNA EDUCACIÓN UNIVERSITARIA QUE CONTEMPLE LAS ECONOMÍAS ALTERNATIVAS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/RCG217750902

Palavras-chave:

Educação Universitária, Economias alternativas, Repensar a Grade curricular, Projetos Interdisciplinares, Metodologia Participativa

Resumo

 

Na última década os Planos Curriculares estiveram derivando à uma formação técnico/tecnológica, nos quais se relegam as Ciências Humanas e Sociais a um segundo plano. Nesta conjuntura são muitas as vozes que se têm manifestado contrárias a este novo modelo universitário, no qual os conhecimentos tecnológicos se antepõem à formação integral do indivíduo, o que está reduzindo sua capacidade de analisar criticamente a complexidade da sociedade atual. O objetivo deste texto é debater a necessidade de repensar o atual modelo curricular universitário, de modo que considere perspectivas sociais e econômicas que ganharam relevância nas últimas décadas. Para isto propomos repensar os Planos Curriculares Universitários com a finalidade de que ponham ênfase na pluralidade de enfoques teóricos e metodológicos, na instituição de espaços de debate e de praxis que fomentem a formação de opiniões críticas ao atual paradigma de sociedade, e na procura de vias alternativas nas quais se inclui um leque de práticas que caracterizam as Economias Alternativas.  

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Miriam Hermi Zaar, Universidad de Barcelona

    Coordinadora y editora (Departamento de Geografía, Portal Geocrítica).

Publicado

01-10-2020

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

ZAAR, Miriam Hermi. HACIA UNA EDUCACIÓN UNIVERSITARIA QUE CONTEMPLE LAS ECONOMÍAS ALTERNATIVAS. Caminhos de Geografia, Uberlândia, v. 21, n. 77, p. 44–58, 2020. DOI: 10.14393/RCG217750902. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/50902. Acesso em: 5 dez. 2025.