UM PANORÂMA SOBRE A TRAJETÓRIA DA GEOGRAFIA ENQUANTO CIÊNCIA E DISCIPLINA ESCOLAR
DOI:
https://doi.org/10.14393/RCG217450096Palavras-chave:
Ciência Geográfica, Geografia Escolar, Paradigmas GeográficosResumo
A geografia enquanto ciência e a geografia escolar são alvos de diversas discussões no que tange a pesquisadores da área. Apesar de ambas manterem relações entre si, as mesmas obedecem a objetivos distintos. Por meio de uma metodologia de pesquisa bibliográfica, o objetivo deste artigo é revisar a história da ciência geográfica através dos seus paradigmas e a história da disciplina geografia nas escolas no Brasil, para se ter o entendimento de como a geografia escolar se comporta nos dias atuais. Como resultado, pôde-se compreender que a geografia escolar atualmente resulta das diversas concepções e dicotomias que abarcou a trajetória do seu conhecimento, carregando aspectos teórico-metodológicos tradicionais ao mesmo tempo em que busca uma renovação dos seus conteúdos e práticas.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional. b) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado. c) Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.