UM PANORÂMA SOBRE A TRAJETÓRIA DA GEOGRAFIA ENQUANTO CIÊNCIA E DISCIPLINA ESCOLAR

Autores

  • Jardel da Silva Oliveira Junior Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.14393/RCG217450096

Palavras-chave:

Ciência Geográfica, Geografia Escolar, Paradigmas Geográficos

Resumo

A geografia enquanto ciência e a geografia escolar são alvos de diversas discussões no que tange a pesquisadores da área. Apesar de ambas manterem relações entre si, as mesmas obedecem a objetivos distintos. Por meio de uma metodologia de pesquisa bibliográfica, o objetivo deste artigo é revisar a história da ciência geográfica através dos seus paradigmas e a história da disciplina geografia nas escolas no Brasil, para se ter o entendimento de como a geografia escolar se comporta nos dias atuais. Como resultado, pôde-se compreender que a geografia escolar atualmente resulta das diversas concepções e dicotomias que abarcou a trajetória do seu conhecimento, carregando aspectos teórico-metodológicos tradicionais ao mesmo tempo em que busca uma renovação dos seus conteúdos e práticas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jardel da Silva Oliveira Junior, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Programa de Pós-Graduação em Geografia, Seropédica, RJ, Brasil.

Downloads

Publicado

01-05-2020

Como Citar

OLIVEIRA JUNIOR, J. da S. UM PANORÂMA SOBRE A TRAJETÓRIA DA GEOGRAFIA ENQUANTO CIÊNCIA E DISCIPLINA ESCOLAR. Caminhos de Geografia, Uberlândia, v. 21, n. 74, p. 178–193, 2020. DOI: 10.14393/RCG217450096. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/50096. Acesso em: 22 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos