A PRESERVAÇÃO DA MEMÓRIA DA HIDROVIA DO RIO IGUAÇU (PR)
DOI:
https://doi.org/10.14393/RCG196611Palabras clave:
Ação popular, Patrimônio Cultural, Poder público.Resumen
O presente artigo discute o papel do poder público e da população para a preservação do patrimônio cultural da extinta hidrovia do rio Iguaçu nos municípios de Porto Amazonas, São Mateus do Sul e União da Vitória - municípios com maiores acervos desse patrimônio no estado do Paraná. Ativa entre os anos de 1882 e 1953, a hidrovia serviu aos ciclos econômicos da erva-mate e da madeira, sendo fundamental para a estruturação socioeconômica da região por ela abrangida. O estudo é baseado em resultados obtidos em pesquisa de dissertação que analisou a atuação do poder público sobre esse patrimônio - composto por bens tombados e por elementos preservados pela iniciativa popular. Esses resultados foram obtidos por meio de pesquisa bibliográfica, consulta aos portais de órgãos responsáveis pela questão em âmbitos municipal, estadual e federal, e de jornais da região, bem como trabalhos de campo, nos quais, foram aplicadas entrevistas com a população e com representantes do poder público. A partir desse levantamento e da análise da legislação pertinente, foi observada a importância da iniciativa popular e a necessidade de maior comprometimento do poder público para a efetiva preservação desse patrimônio cultural.
Descargas
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Los autores que publican en esta Revista aceptan los siguientes términos: a) Autores conserva los derechos de autor y otorga a la revista el derecho de primera publicación, con el trabajo bajo licencia Creative Commons Attribution-NonCommercial NoDerivs 4.0 International. b) Se permite y anima a los autores a publicar y distribuya su trabajo en línea (por ejemplo, en repositorios institucionales o en su sitio web personal), ya que esto puede generar cambios productivos, así como incrementar el impacto y cita de trabajo publicado. c) Por el hecho de aparecer en este diario de acceso público, los artículos son de libre uso, con sus propias atribuciones, en aplicaciones educativos y no comerciales.




